terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Workshop sobre Dramaturgia na Biblioteca olhanense

É já no próximo fim de semana, dias 10 e 11 de dezembro, que a Biblioteca Municipal de Olhão acolhe mais um workshop promovido pelo Centro de Artes Performativas do Algarve (CAPA), desta vez sobre Dramaturgia, incluído na nova fase do projeto Valados.
Integrado no Algarve Central, que se desenvolve até dezembro de 2011, a iniciativa “Como Construir uma Criação”, integrado no projeto Valados, conta como formadores, nesta ação sobre Dramaturgia, com as presenças de Mickael de Oliveira (dia 10) e Miguel Castro Caldas (dia 11). Mickael de Oliveira, licenciado e mestre em Estudos Artísticos, vai apresentar os diversos modos e modelos de trabalho dramatúrgico em território nacional e internacional, assim como nas principais práticas cénicas ligadas ao domínio da “criação”. Abordar-se-ão encenadores, autores, que criam novas paisagens dramáticas e cénicas nos dias de hoje. Na segunda parte, focar-se-á concretamente a dramaturgia e a dimensão cénica, revisitando processos de criação utilizados em diversos espetáculos.
Miguel Castro Caldas, membro da companhia Primeiros Sintomas, para a qual escreveu várias peças encenadas por Bruno Bravo, vai falar de dois dos seus textos escritos para teatro. Um mais antigo, Repartição, e outro mais recente, Os Assassinos. “Falarei sobre como os construi. A propósito da Repartição virá à baila esta coisa de as pessoas não terem de ser sempre personagens, e a propósito dos Assassinos veremos como as personagens querem largar esse estatuto e não conseguem, estão presas, umas na literatura, outras no teatro”, refere o autor. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 289 828 784 ou 918 703 415 ou através do e-mail devir@mail.telepac.pt.