sábado, 30 de janeiro de 2010

Energias renováveis unem Baixo Alentejo e Algarve


A Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) e a Associação de Municípios do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral (AMBAAL) vão juntar esforços em 2010 para estimular a cooperação na área das energias renováveis, investigação e desenvolvimento, informou fonte oficial.
A preparação de projectos de ligação entre o interior algarvio e o Baixo Alentejo, mas também estimular a “cooperação na área das energias renováveis” foram algumas das decisões defendidas por autarcas alentejanos e algarvios, informou a AMBAAL, em comunicado de imprensa.
Algarvios e baixo-alentejanos discutiram também temas relacionados com a “ligação de alta velocidade Évora-Beja-Faro-Huelva”, cujo estudo para possíveis traçados está previsto para este ano, e acordaram realizar “reuniões regulares”.
A próxima reunião está prevista para o mês de Abril na sede AMBAAL, em Beja.

AMBAAL e AMAL discutiram assuntos de interesse para ambas as regiões
A Associação de Municípios do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral (AMBAAL) reuniu com a Associação de Municípios do Algarve (AMAL) para discutir assuntos de interesse para ambas as regiões.
A Associação de Municípios do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral (AMBAAL) reuniu, em Faro, com a Associação de Municípios do Algarve (AMAL) para discutir assuntos de interesse para ambas as regiões. “Neste encontro foi discutida, entre outras matérias, a ligação de Alta Velocidade – Évora-Beja-Faro-Huelva, cujo estudo para possíveis traçados está previsto para este ano”, as declarações são de Jorge Pulido Valente, presidente do Conselho Directivo da AMBAAL. Sobre esta matéria, frisou também que “é fundamental a ligação daquela ferrovia ao aeroporto de Beja” e que “não faz qualquer sentido não contemplar essa possibilidade”.
No encontro efectuado entre a AMBAAL e a AMAL “foram ainda estabelecidas as bases de cooperação estratégicas com o Algarve e a Andaluzia, visando a possibilidade de constituir uma euro região, uma hipótese prevista na lei e que vai ser avançada em termos técnicos. Água, planeamento do território, energias e ambiente foram as outras matérias abordadas. A segunda reunião entre estas duas associações de municípios está agendada para Beja, para o próximo mês de Abril, para firmar acções concertadas entre a AMBAAL e a AMAL”, adiantou, igualmente, Jorge Pulido Valente.
Fontes: Correio do Alentejo e Rádio Voz da Planície