sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Olhão: Apresentação pública do Grupo de Acção Costeira


O Grupo de Acção Costeira (GAC) do Sotavento Algarve, que tem como parceiro gestor o Município de Olhão, é apresentado publicamente no próximo dia 9 de Dezembro, às 16h00, no Auditório do IPIMAR, nesta cidade. Os GACs têm como objectivo o reforço da competitividade das zonas de pesca e valorização dos seus produtos.
O GAC Sotavento do Algarve que inclui, para além de Olhão, os concelhos de Loulé, Faro, Tavira, Castro Marim e Vila Real de Santo António, foi criado com o objectivo de apoiar os investimentos para o desenvolvimento das zonas de pesca desta parte do Algarve.
Os Grupos de Acção Costeira foram criados ao abrigo do PROMAR – Programa Operacional Pesca 2007-2013, no eixo prioritário 4 - “Desenvolvimento Sustentável das Zonas de Pesca”. O GAC Sotavento do Algarve resulta de uma parceria entre entidades públicas e privadas, que assume a responsabilidade de implementar uma estratégia de desenvolvimento sustentável na zona costeira do Sotavento do Algarve.
O GAC Sotavento do Algarve interage como organismo intermédio, entre os promotores e a autoridade de gestão do PROMAR, tendo por função dinamizar, receber, avaliar e propor projectos à autoridade de gestão do PROMAR para aprovação. Após aprovação, o GAC Sotavento do Algarve tem por função acompanhar e verificar a execução material e financeira dos projectos.
A estratégia de desenvolvimento costeiro do sotavento algarvio desenvolve-se através do apoio a projectos que beneficiem as comunidades locais contribuindo para incrementar a atractividade dessas regiões e a manutenção ou criação de emprego, tendo como objectivo principal a promoção da pluriactividade e a reconversão dos profissionais do sector da pesca para actividades mais remuneradoras bem como o surgimento de iniciativas inovadoras ligadas ao mar, salvaguardando em simultâneo o património cultural e ambiental das zonas costeiras. Os destinatários, directos ou indirectos, das acções a empreender pelos beneficiários do Eixo 4 do PROMAR são os profissionais do sector das pescas e suas famílias.
A apresentação do GAC Sotavento do Algarve será feita posteriormente em Tavira (13 de Dezembro, às 16h00, na Biblioteca Municipal), Vila Real de Santo António (14 de Dezembro, às 15h30, no Centro Cultural António Aleixo) e Quarteira (16 de Dezembro, às 15h00, no Associação Quarpesca).