terça-feira, 8 de junho de 2010

Festas em Honra do Coração Imaculado de Maria em Altura


Numa grande manifestação de fé e devoção à padroeira, de 10 a 13 de Junho, decorrem, em Altura, as Festas em Honra do Coração Imaculado de Maria, para as quais são esperados milhares de visitantes que, nesta época do ano, procuram esta estância turística do concelho para fazer férias.
Além das cerimónias religiosas, o programa das festas inclui artesanato, atletismo, música popular portuguesa e um espectáculo com a fadista Ana Moura.
As Festas em Honra do Coração Imaculado de Maria têm início quinta-feira, dia 10 de Junho, com as comemorações do 37º aniversário do Clube Recreativo Alturense. O dia começa com uma arruada pela Banda Musical Castromarinense, seguida de uma prova de atletismo, às 10 da manhã, denominada “Memorial Adílio Gomes”.
Também no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, ao fim da tarde abre ao público a 11ª edição da Feira de Artesanato de Altura, no parque de estacionamento junto à praia, certame que procura mostrar o melhor dos saberes tradicionais, nas artes e ofícios, mas também na doçaria regional.
A encerrar o primeiro dos três dias de festa, haverá um espectáculo com a artista Ruth Marlene. No dia 11 de Junho, a animação e a música estão garantidas com as participações das Arutla, Grupo + 2 e a Orquestra Sérgio Peres.
O momento mais solene das festividades acontece, dia 12 de Junho, sábado, a meio da tarde, com a procissão da imagem do Coração Imaculado de Maria, que numa manifestação de fé irá percorrer as ruas da localidade.
A noite termina com a subida ao palco da fadista Ana Moura para um magnífico concerto que, decerto, irá deixar boas referências aos amantes do fado, seguido de um espectáculo pirotécnico.
As celebrações do Coração Imaculado de Maria prosseguem no domingo com a Feira de Artesanato e a música das Moçoilas e da Banda Hexavox.
As Festas em Honra do Coração Imaculado de Maria têm a organização da Câmara Municipal de Castro Marim, da Comunidade Católica local e do Clube Recreativo Alturense.