domingo, 21 de fevereiro de 2010

Contador reedita êxito na Volta ao Algarve rumo aos Campos Elíseos


O espanhol Alberto Contador (Astana) reeditou hoje o seu êxito de há um ano na Volta ao Algarve, conquistando a 36.ª edição, após a quinta etapa, um contrarrelógio de 17,2 quilómetros, ganho pelo compatriota Luís Leon Sanchez (Caísse d'Epargne).
Ao bicampeão da Volta a França (2007 e 2009) bastou o segundo melhor registo do dia, no sinuoso percurso entre Lagoa e Portimão, para garantir a posse da camisola amarela, mesmo com pouco tempo de treino na sua bicicleta de "crono", já que a União Ciclista Internacional negou a homologação do novo modelo com que estava habituado a treinar.
"Foi uma vitória muito importante e estou contentíssimo. A equipa foi incrível no controlo da corrida e, portanto, tentei assegurar a vitória por eles. O triunfo nesta etapa era secundário, até porque só tive meio dia para treinar com esta 'cabra' (bicicleta de contrarrelógio) do ano passado", afirmou o madrileno de 27 anos, dedicando ainda o êxito à "novia" (namorada) Macarena, presente na reta da meta.
O português Tiago Machado (RadioShack) viu-se ultrapassado na geral pelo "tempo canhão" de Sanchez, mas garantiu o terceiro lugar e o estatuto de melhor português da prova.
"Tenho que estar contente porque dei tudo o que tinha. Um terceiro lugar é bom para a equipa e a vitória numa das etapas (quarta, através do belga Rosseler) também. Já não saímos de mãos a abanar. Paciência, mas vamos de cabeça erguida", disse o corredor de Famalicão, com 24 anos.
Leon Sanchez foi o melhor no exigente traçado, terminando em 21.32 minutos, à média de 47,926 km/h, 13 segundos mais veloz que Contador, enquanto o belga Sebastien Rosseler (RadioShack) se ficou pelo terceiro registo do dia.
O campeão nacional de "crono", Tiago Machado, perdeu 30 segundos para o vencedor, embora tenha gasto menos cinco segundos que o campeão olímpico de fundo, o espanhol Samuel Sanchez (Euskaltel).
Rui Costa (Caísse d'Epargne) chegou ao fim no oitavo lugar da etapa, com mais 44 segundos que o corredor mais rápido.
Contador, que partiu com uma vantagem de 15 segundos sobre Machado, confirmou a liderança da geral, agora com 30 segundos de vantagem sobre Leon Sanchez, aumentado a distância para Machado (32 segundos).
Lusa