quarta-feira, 22 de junho de 2011

VERÃO EM TAVIRA - QUENTE – APESAR DO SOL E MAR – NO CAMPO CULTURAL

Promovido pela Câmara Municipal de Tavira, desde 2002, em parceria com instituições locais, dirigido a todos os cidadãos, naturais, residentes e visitantes, com objectivos de qualificar a oferta no âmbito do turismo cultural e valorizar a identidade da cidade e da região. A edição deste ano, foi apresentada no Palácio da Galeria. Um vasto programa, com muitas novidades. O arranque será dado no dia 30 de Junho, na Praça da República, onde a Orquestra do Algarve, dará um concerto e se prolongará até finais de Setembro.

No Museu Municipal/Palácio da Galeria a Inauguração a 9 de Julho, de duas exposições: “Pintura Interrogada”, a primeira de Luís Gordillo em Portugal. A outra de fotografia “Fotografar. A Família Andrade, olhares sobre Tavira”, será uma apresentação do espólio fotográfico com características já históricas, a partir de um século no trabalho de três gerações de fotógrafos profissionais da cidade, os Andrades, exposição que acompanhará também a evolução da tecnologia e os processos fotográficos ao longo do século XX.

Cenas de rua – Festival Internacional de Teatro e Artes de Rua. Mostras de cinema europeu, nos claustros do Convento do Carmo (15 a 25 de Julho) e Mostra do cinema não europeu (5 a 15 de Agosto). Feiras do livro, de antiguidades, dos ofícios e do disco e uma feira de stocks.
No terraço do Museu Municipal de Tavira/ Palácio da Galeria, em Julho, decorre a 2.ª edição do “Jazz no Palácio”, cujo programa contempla a cantora Maria João com “Ogre” (dia 27), João Firmino Quinteto (dia 28), o “Guitolão” (dia 29), o novo cordofone português e “Lume Big Band” (dia 30) concerto com um colectivo de 15 músicos de diversas áreas musicais. Musica nas Igrejas. As Bandas locais terão a sua oportunidade de mostrar o que fazem fora da sua terra.
Previstos no âmbito do Allgarve11, uma série de excelentes concertos em Agosto. Tereza Salgueiro (dia 5) a solo, a inesquecível voz dos míticos Madredeus, o “eterno” Carlos do Carmo (dia 11) com a Big Band de Claus Kymark, que cantará Frank Sinatra, o incontornável e sempre inovador Rui Veloso (dia 17) e a fadista da nova geração Carminho (dia 26).
No âmbito da Gastronomia, estão agendados o Festival da Ostra e Outros Mariscos (15 a 17 de Julho) e o Festival do Polvo, em Santa Luzia (28 a 31 de Julho). E, na Tavira virada para o mar, a Capital da Vela em 2011, com a organização do Clube Náutico de Tavira do Campeonato da Europa de Optimist (2 a 10 de Julho) e o Europeu de Open de 420.
O “ALGARVE PRESS” falou com o Presidente do Município, Jorge Botelho, começando pelo encontro de gerações que terá lugar nos próximos dias 25 e 26 de Junho:
- Em relação ao encontro de gerações, considero que é muitíssimo importante. Quando um conjunto de tavirenses de boa vontade se junta para organizar um encontro destes é um bem-haja para o Presidente da Câmara que agradece às pessoas que fazem parte da organização. Obviamente que nós apoiamos, porque o temos de fazer. Juntar tavirenses que estão um pouco por todo o lado, voltando à sua terra natal para reviver, mostra solidariedade entre todos. Deve ser preservado. Estarei presente na medida do possível.
Referiu-nos e já falando sobre o programa que o orçamento foi encurtado em cerca de 30%. “Com estas iniciativas todas iremos gastar cerca de cento e setenta mil euros. Tivemos de negociar contratos e não foi nada fácil. Nós estamos aqui para defender intransigentemente os interesses da Câmara Municipal, não deixando de fazer aquilo que julgamos ser importante para afirmação de Tavira. Este é um cartaz de visita da cidade que dá alegria a muitos tavirenses e é uma porta aberta para o turismo”.
Falou-nos do esforço financeiro que é necessário fazer “fazemo-lo com muito gosto porque esta linha traçada é muito importante Este ano tivemos a participação de entidades privadas que oferecem ao Município um conjunto de programas e isso é fundamental para aliviar as custas da Câmara”.
As bandas musicais de jovens que não têm tido oportunidade de mostrar o seu valor na sua terra, este ano vão voltar a ter essa oportunidade. “Todas as que já têm algum nível vão ter a oportunidade de mostrar na sua terra o valor que têm. Tavira também é boa mãe. Os jovens, connosco terão todas as oportunidades e mais algumas”.
No Convento das Bernardas serão realizados os concertos do programa Allgarve11.. “Foi uma oferta dos empresários. É só para este ano. Depois teremos de arranjar outra solução”.
O programa “Verão em Tavira” promete festas, exposições, feiras, gastronomia, para todos os gostos.

Geraldo de Jesus