quinta-feira, 12 de agosto de 2010

4º FESTIVAL SURFÓREGGAE: SONS DA JAMAICA EM QUARTEIRA


Terrakota, Freddy Locks e Bandoo Roots
A 20 de Agosto, Quarteira recebe a quarta edição do Festival Surfóreggae, evento promovido pela Câmara de Loulé e Associação Dinamika, que alia a actividade desportiva, nomeadamente aulas de surf, aos concertos de reggae.
Durante todo o dia, o Festival vai contar com um vasto programa de animação: prancha mecânica, matraquilhos, performances, animação de rua, box machine e bares. Os visitantes vão ter a oportunidade de iniciar-se na prática do surf, em aulas coordenadas por especialistas na modalidade.
Em termos musicais, os sons da Jamaica – terra natal do reggae – são o principal ingrediente deste evento que vai ter este ano um cartaz com grandes nomes do panorama nacional nesta área.
Os Terrakota, que estão de regresso ao Concelho de Loulé, são os cabeças-de-cartaz da noite. O grupo tem como ponto de partida a música orgânica da África Negra, misturada com as sonoridades frescas das Caraíbas, das Índias e do Ocidente. Para os Terrakota, a variedade de ritmos é a palavra-chave que permite transpor a energia de Romì, Junior, Alex, Francesco, David, Humberto e Nataniel, os sete elementos que constituem a banda. Por isso mesmo, essa fusão de influências reggae, sons do sahel, música mandinga, wassolou, chimurenga sound, música árabe, ritmos afro-cubanos ou soukous impõe o uso de uma grande variedade de instrumentos, provenientes dos vários pontos do globo - desde as congas ao djambé ou didjeridoo, além dos habituais baixo, guitarra e bateria.
O primeiro álbum do grupo, "Terrakota", é o resultado de dois anos de trabalho. Editado em 2002, o disco consolida o som quente e exótico que os Terrakota já haviam apresentado através dos seus espectáculos contagiantes, habitualmente descritos como verdadeiras festas transafricanas de cor, ritmo e espontaneidade. Talvez por isso, os Terrakota têm actuado um pouco por todo o mundo. No currículo da banda, consta uma digressão mundial, que os levou a África, à América Latina e à Europa.
Freddy Locks é outro dos artistas já confirmados que irá subir ao palco do Calçadão Nascente. Com uma presença assídua nos programas da Antena 3 e MTV, lançou o seu primeiro disco “Bring Up the Feeling” em 2007. Um álbum que surpreendeu pela positiva atingindo o primeiro lugar da playlist da Antena 3, foi considerado o melhor álbum do ano pela comunidade do reggae “Sunshine Reggae” e “Zona Reggae”. Em 2008 participou no Festival MED, em Loulé, e no Festival Mestiço, na Casa da Música no Porto, entre outros. Em 2009 esteve presente no Palco Positive no Festival Sudoeste na Zambujeira do Mar.
O novo disco “ Seek your Truth” foi lançado no passado dia 24 de Abril. Este álbum é referenciado pela crítica como uma prova do amadurecimento da música reggae feita em Portugal. A grande revelação do Roots Reggae feito em Portugal!
Os Bandoo Roots juntam-se ao cartaz do Surfóreggae. Novo capítulo da viagem multicultural dos Bandoo, “Planeta Água” é a mais recente oferta musical deste criativo colectivo, firmes representantes da música Reggae no Sul de Portugal e Espanha. “Planeta Água” apresenta quatro novos temas, que demonstram a versatilidade musical dos agora, Bandoo Roots. A fusão de estilos continua a ser a imagem, que transparece a raiz da música reggae, unida com o Funk, Rock e Hip-Hop, sempre contagiados pela energia e movimento do ritmo brasileiro. Fortes linhas de baixo e teclas de inspiração Jamaicana; batidas e guitarras num verdadeiro estilo rocker e vozes de intervenção, criam a paisagem do melhor reggae de influências Sul-Americanas escutado nos tempos modernos! Quer seja na sonoridade mais tradicional do Roots Rock Reggae em Sua Cabeça e Civilização, no Funky Rap de Macaco ou no Dancehall em viagem pelo Mapa Mundi; “Planeta Água” é uma afirmação de positividade e consciencialização das verdades e equívocos que unem e desagregam o ser Humano do ser Terra… Será o Planeta do Homem ou o Homem do Planeta? …A música dos Bandoo apresenta as suas respostas, ensina a sentir e convida a dançar!