sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Município de Lagos distingue melhores alunos do concelho



Autarquia presta homenagem aos docentes e não docentes aposentados
A Cerimónia de Entrega de Prémios de Educação, relativos ao ano lectivo 2009/2010, e de Homenagem aos Professores, Auxiliares de Acção Educativa e Assistentes Administrativos (aposentados entre Setembro de 2009 e Agosto de 2010) decorreu no dia 29 de Setembro, no Centro Cultural de Lagos.

A iniciativa contou com as presenças do Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Júlio Barroso, da Directora dos Serviços de Apoio Pedagógico e Organização Escolar, Laureta Basto (em representação do Director Regional da Educação do Algarve), do Presidente da Assembleia Municipal de Lagos, Paulo Morgado, da Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Maria Joaquina Matos e restantes membros do Executivo Municipal.
Estiveram igualmente presentes as direcções escolares de Lagos, os jovens alunos que foram distinguidos com o Prémio Educação e respectivos familiares; os Professores, Auxiliares de Acção Educativa e Assistentes Administrativos a homenagear e demais elementos da comunidade educativa que aceitaram o convite dirigido pela Câmara Municipal de Lagos para assistir a este evento protocolar, que marca também a abertura do ano lectivo 2010/2011.

Para o Presidente da Câmara esta cerimónia reveste-se de especial importância, por “permitir evidenciar o mérito de jovens que, por serem bons alunos, bons filhos e bons colegas, normalmente não dão muito nas vistas”. Na sua intervenção Júlio Barroso salientou, ainda, “a necessidade de se investir na formação dos jovens para que estes, para além de bons alunos, se tornem cidadãos activos e empenhados não apenas no seu desenvolvimento pessoal, como também no desenvolvimento da comunidade”.
Na sua intervenção a Vice-Presidente da Câmara Municipal, Prof. Joaquina Matos, desejou as maiores felicidades aos colegas de profissão e aos funcionários das escolas que se aposentaram, referindo-se à reforma como uma fase da vida das pessoas que lhes permite realizar actividades e projectos que durante a vida profissional, normalmente, não seria possível.

Recorde-se que o objectivo global dos Prémios de Educação é reconhecer publicamente o esforço do trabalho e o mérito inerentes à obtenção dos resultados escolares de excelência.
Neste sentido, a Câmara Municipal de Lagos decidiu, uma vez mais, dar continuidade à prática iniciada pelo lacobrigense Dr. José Reis Júnior, que instituiu em Lagos a atribuição dos Prémios de Educação, no âmbito da qual são distinguidos os melhores alunos das escolas locais no ano lectivo anterior.
Inicialmente apenas concedidos aos alunos com melhor classificação do 12º Ano das Escolas Secundárias Júlio Dantas e Gil Eanes de Lagos, os Prémios de Educação passaram a contemplar desde há vários anos a esta parte, por iniciativa da Câmara, igualmente os melhores alunos do 9.º e do 6.º anos de escolaridade.

Actualmente os prémios são atribuídos na sua totalidade pelo Município, mantendo-se o objectivo inicial do fundador desta iniciativa: distinguir os melhores alunos, premiar o seu mérito e incentivá-los a prosseguirem os estudos noutros níveis e motivar os restantes colegas a seguirem o seu exemplo de trabalho e dedicação.

Aos alunos distinguidos, ou seus representantes, foram entregues um certificado e um prémio monetário, que é de 250 euros para os melhores alunos do 6.º ano, de 400 euros para o 9.º ano, e de 500 euros para os melhores alunos do 12.º ano.

A homenagem aos docentes e não docentes (aposentados entre 01.09.2009 e 31.08.2010) que a Câmara Municipal prestou a estes profissionais traduziu-se num reconhecimento pela dedicação demonstrada à comunidade escolar, do concelho de Lagos, ao longo da sua carreira.

A cerimónia foi pontuada por momentos musicais a cargo do Coro Infanto-Juvenil do Grupo Coral de Lagos e da Academia de Música de Lagos.