sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Lançamento do livro “O Colégio Jesuíta de Vila Nova de Portimão: Comunidade e Património”


No próximo dia 21 de Outubro, o professor doutor António Manuel Hespanha apresentará o livro “O Colégio Jesuíta de Vila Nova de Portimão: Comunidade e Património”, de Ana Figueiredo Santos, numa cerimónia que terá lugar a partir das 18h00 na Igreja do Colégio.
A autora, ligada ao ensino e a instituições de solidariedade social durante algum tempo e actual presidente da Junta de Portimão, é licenciada em Estudos Portugueses pela Faculdade de Ciências Exactas e Humanas da Universidade do Algarve e Mestre em História Regional e Local pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa.
A presente obra resulta da sua pesquisa histórica em torno da génese, edificação e crise do Colégio Jesuíta de Vila Nova de Portimão, e respeita ao período de meio século de administração jesuítica.
Com este livro, com selo das Edições Colibri e patrocínio do Município de Portimão, Ana Figueiredo Santos procura divulgar a conjunção de vicissitudes económicas, culturais e ideológicas que concorreram para a construção de um dos marcos patrimoniais de maior interesse cultural, artístico e turístico da região algarvia.
O texto aborda, de uma forma rigorosa, não só os elementos relativo ao poder económico do seu fundador, Diogo Gonçalves, e das famílias portimonenses endinheiradas da época, como também identifica, neste património, um modo de afirmação social e ideológico no qual se viram reconhecidos.
Sem prejuízo do aspecto mais central da pesquisa preconizar saber até que ponto o Colégio se constituiu um espaço de formação de elites locais, a autora aflora aspectos da vida quotidiana dos indivíduos nessa época, o que faz com que o visitante que percorra as suas vetustas paredes, nelas consiga, com o fascínio da imaginação, reviver modos de vida de gente lendária que, nesse local, foi alicerçando os contrafortes da cidade de Portimão.