sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Portimão acolhe maior competição internacional de karaté shotokan



5º Campeonato do Mundo no Arena
O Portimão Arena recebe entre 21 e 24 de Outubro o 5º Campeonato do Mundo de Karaté, na sequência da atribuição do evento ao nosso país pela Organização Mundial de Karate estilo Shotokan, a JSKA – Japan Shotokan Karate Association.

A importante prova, cuja realização estará a cargo da JSKA – Portugal com o apoio da Câmara Municipal de Portimão, terá um amplo programa de competição desportiva nos dias 23 e 24 de Outubro, sendo antecedida por formação para árbitros e estágio técnico para competidores e praticantes.

No total, são esperados mais de 700 atletas de 30 países e cerca de cem árbitros, além de dirigentes e acompanhantes, estando associado ao evento um programa de turismo e lazer, como forma de potenciar o retorno económico para a região, cujo contributo directo para os quatro dias se estima em mais de um milhão de euros.

O programa, além da competição (Kata/Kumite para competidores masculinos e femininos, desde os 8 anos até mais de 65 anos), oferece ainda a oportunidade de treino com os mais competentes instrutores de shotokan no mundo: Sensei Abe (9º Dan) JSKA instrutor chefe, Sensei Nagaki (8º Dan) assistente do instrutor chefe e outros instrutores seniores da JSKA Shihankai.

Com três medalhas de ouro na edição anterior, Portugal é um dos favoritos, a par de potências mundiais como o Japão, a Suíça, a África do Sul, a Inglaterra ou a Espanha. De referir que em Portugal existem cerca de 16 mil praticantes de karaté, o que faz desta a 6ª modalidade mais praticada no país.

Segundo os organizadores, “a escolha de Portimão foi fortemente influenciada pela existência de excelentes infra-estruturas – como o Portimão Arena - e de recursos exemplares, em particular a capacidade de acolhimento e a qualidade da oferta hoteleira, para além de aspectos ligados ao clima e à atractividade turística.”