sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Albufeira: CRIANÇAS APRENDEM CIRCUITO DO PÃO

1200 alunos participam em iniciativa inserida na Semana da Alimentação








A autarquia de Albufeira, em parceria com a Nuclegarve, desenvolveram o projecto "Ciclo do Pão", com o objectivo de ensinar aos alunos o trajecto deste alimento, desde a sementeira até à mesa.
No âmbito da Semana Mundial da Alimentação, alunos de Jardins-de-Infância e de escolas básicas do 1.º ciclo do concelho visitaram uma exposição interactiva sobre o ciclo do pão, no Espaço Multiusos de Albufeira (EMA), de 11 a 15 de Outubro.
Cerca de 1200 crianças tiveram a oportunidade de aprender “in loco” o circuito do pão, desde o lavrar da terra, passando pela sementeira, a ceifa, a debulha, a moagem, o amassamento, e terminando com a sua cozedura no forno. Alunos e professores descobriram alguns dos mistérios da antiga história do pão, que se cruza com a história da vida das gentes.
Após o visionamento de uma história infantil sobre o tema, os mais pequenos visitaram a mostra sobre as várias fases deste alimento e as técnicas que lhes estão associadas, ilustradas através de fotografias e dos utensílios tradicionais expostos. Por último, cada aluno confeccionou o seu papo-seco, com a ajuda dos padeiros, e provou um pouco de pão.
O evento teve como objectivo incentivar projectos relacionados com a Educação Alimentar e reflectir sobre o tema do Dia Mundial da Alimentação, que se celebra a 16 de Outubro e que este ano versa sobre “O Direito à Alimentação”.
Para o vice-presidente José Carlos Rolo, “este tipo de iniciativas lúdico-pedagógicas permitem por um lado preservar a memória dos nossos antepassados, por outro ensinar aos nossos alunos que o pão antes de chegar à mesa tem um longo ciclo a percorrer e que as coisas não são assim tão simples de conseguir. É necessário esforço e disciplina em qualquer actividade desempenhada".