sexta-feira, 15 de outubro de 2010

MACÁRIO CORREIA CONHECE IDADE DAS SUAS ARTÉRIAS



Campanha Idade das Artérias em Vilamoura a partir de hoje e até Domingo
O edil de Faro, Macário Correia, vai efectuar o teste da Idade das Artérias amanhã, pelas 16:30, no Hotel Tivoli Victória, em Vilamoura.
O Presidente da Câmara Municipal de Faro, que fará uma intervenção no Congresso Português de Aterosclerose, associa-se assim a esta campanha que visa alertar para a aterosclerose e doenças cardiovasculares.
As actividades laborais são as que mais ocupam actualmente a população activa, constituindo por isso o espaço ideal para a promoção da saúde cardiovascular. Implementar programas de prevenção de doenças cardiovasculares nos locais de trabalho é o conselho da campanha Idade das Artérias, que estará presente no Congresso Português de Aterosclerose, de 15 a 17 de Outubro, em Vilamoura.
“Educar para Prevenir” é o tema da edição deste ano do Congresso Nacional de Aterosclerose, que se realiza no Hotel Tivoli Victoria, em Vilamoura, entre os dias 15 e 17 de Outubro. Neste contexto a Idade das Artérias, campanha nacional de sensibilização para a aterosclerose e doenças cardiovasculares, sugere que a educação passe pelo local de trabalho, através da implementação de medidas de prevenção.
A recomendação da Idade das Artérias, iniciativa que permite, através do recurso a um equipamento, a medição da verdadeira idade das nossas artérias, surge no âmbito do alerta da Associação Europeia para a Prevenção e Reabilitação Cardiovascular (AEPRC): é não só necessário investir em medidas de prevenção das doenças cardiovasculares como é essencial implementar essas medidas no local de trabalho.
A maioria das doenças cardiovasculares pode ser prevenida através de programas que promovam a prática regular de exercício físico, uma alimentação saudável, a cessação tabágica e uma melhor gestão do stress psicossocial. O trabalho é a actividade que ocupa mais tempo a toda a população activa e, por isso, constitui a oportunidade ideal para a promoção da saúde cardiovascular junto de um grande número de pessoas. Quando um programa de saúde é bem sucedido no local de trabalho, a sua influência acaba por se estender, naturalmente, à família do trabalhador.
A sensibilização dos trabalhadores para a importância de hábitos de vida saudáveis vem também beneficiar as próprias empresas. Trabalhadores saudáveis têm maior capacidade de trabalho e maior produtividade. Para além disso, há ainda o reconhecimento da empresa pela sociedade como organização socialmente responsável que ajuda a manter os seus trabalhadores felizes.
Não devem ser esquecidas também as implicações económicas. Um trabalhador saudável poderá desenvolver a sua actividade até mais tarde, algo que é de importância significativa numa altura em que as políticas socioeconómicas tendem a aumentar a idade da reforma.
Ainda segundo a AEPRC, as alterações laborais podem passar por simples actos diários como a entrega pessoal de mensagens (em vez do envio por correio electrónico) ou a utilização de escadas em vez do elevador. A criação de instalações que possibilitem a prática de exercício físico durante as pausas laborais; workshops que ensinem a lidar com o stress e os conflitos laborais; aulas de ressuscitação cardiopulmonar ou a colocação de máquinas automáticas que disponibilizem alimentos com baixo teor de sal e de gorduras são outras das soluções propostas.
A campanha “Idade das Artérias” é promovida pela Sociedade Portuguesa de Aterosclerose (SPA), a Associação Portuguesa de Médicos de Clínica Geral (APMCG) e a AstraZeneca.