sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Albufeira: AUTARQUIA REFORÇA SERVIÇO DE TELEASSISTÊNCIA


Apoio social aos idosos em destaque
A Câmara Municipal vai adquirir mais 10 unidades de teleassistência, aumentado assim para 26, o número de utentes que beneficiam desde serviço. Trata-se de um equipamento que reforça a segurança, diminui o isolamento e contribui para a dignidade da população idosa.
O Município vai adquirir 10 novos equipamentos para o serviço de teleassistência, num investimento a rondar os 3200,00€.

Este serviço inovador de telecomunicações, existente em Albufeira desde 2007, tem-se revelado uma preciosa ajuda para os idosos com mais de 65 anos que vivem em situações de isolamento. Através de uma central telefónica com uma linha de assistência a funcionar 24 horas por dia, 365 dias por ano, os técnicos especializados prestam apoio de acordo com as necessidades dos utentes: “Emergência 24” para casos de saúde ou segurança, “Assistência ao Lar” que permite solicitar variados serviços de reparação no lar, e “Voz Amiga” para quem apenas necessita de uma palavra de conforto ou companhia.

Alguns dos idosos a quem foi entregue o equipamento acabaram por falecer ou por transitar para lares de acolhimento. O sistema passa, então, para outro utente, cujo rendimento seja igual ou inferior ao salário mínimo nacional, ficando a seu cargo apenas o custo das chamadas.

Após três anos de utilização, o serviço de teleassistência tem provado a sua utilidade e irá continuar a ser um dos instrumentos de apoio social da autarquia de Albufeira.