terça-feira, 29 de novembro de 2011

Universidade do Algarve atribui Honoris Causa em dia de aniversário

A Universidade do Algarve celebra 32 anos às 17h00 do dia 14 de Dezembro, atribuindo o Doutoramento Honoris Causa a João José Pedroso de Lima, Professor jubilado da Universidade de Coimbra.
A cerimónia decorrerá no Grande Auditório do Campus de Gambelas e inclui uma sessão pública aberta à comunidade. Do programa constam várias intervenções, das quais se destacam a do novo Doutor e a laudatio proferida por Veiga Simão, padrinho do homenageado, além dos discursos do Presidente do Conselho Geral, Fernando Ulrich, e do Reitor da Universidade do Algarve, João Guerreiro. De salientar ainda a entrega de três prémios aos diplomados com mérito no ano letivo de 2009/2010 - Prémio Caixa Geral de Depósitos, Prémio BPI e Prémio APECA. A investigação na UAlg também será distinguida com a entrega do Prémio de Apoio à Promoção da Investigação Científica, patrocinado pela Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Algarve.
O programa das comemorações culminará com um concerto da Orquestra do Algarve, às 21h30, tendo como maestro John Avery. Sobre João José Pedroso de Lima Natural de Coimbra, é licenciado em Ciências Físico-Químicas pela Universidade de Coimbra (1957), doutorado em Física pela Universidade de Manchester (1970) e Professor Catedrático da Universidade de Coimbra desde 1982. Dedicou a sua atividade pedagógica a diversas áreas da Física Médica, da Bioengenharia e das Ciências Biomédicas, tanto em termos de graduação como de pós-graduação, nos planos nacional e internacional, sendo responsável pela formação de várias gerações de médicos, físicos e técnicos de radiologia. Com livros publicados, com cerca de duas centenas de artigos em revistas científicas de mérito e inúmeras prestações em conferências, João José Pedroso de Lima tem contribuído para o reconhecimento internacional da investigação científica portuguesa, em domínios como os da Física Médica, da Bioengenharia e das Ciências Biomédicas. Do seu percurso constam já cerca de duas dezenas de prémios e distinções por trabalhos de investigação, sendo também membro de várias sociedades científicas, das quais se destacam a Sociedade Portuguesa de Medicina Nuclear e a Sociedade Portuguesa de Proteção contra as Radiações. Apesar de jubilado, mantém-se ativamente a colaborar com as Universidades de Coimbra, de Trás-os-Montes, de Aveiro e do Algarve.