domingo, 21 de novembro de 2010

“ROLHINHAS” chegaram a Lagos. Município apoia projecto para Recolha de Rolhas de Cortiça.


A Lagos já chegaram os “ROLHINHAS”, onde pode depositar as suas rolhas de cortiça. Estes recipientes estão devidamente identificados e encontram-se facilmente em alguns dos equipamentos municipais (Paços do Concelho Séc. XXI, Biblioteca Municipal, Mercado da Avenida e Mercado de Santo Amaro e Departamento de Ambiente e Serviços Urbanos da CMLagos - Chinicato). O Município de Lagos associou-se recentemente à Associação Quercus, na promoção da campanha de recolha de rolhas de cortiça no concelho.
A Lagos já chegaram os “ROLHINHAS”, onde pode depositar as suas rolhas de cortiça. Estes recipientes estão devidamente identificados e encontram-se facilmente em alguns dos equipamentos municipais (Paços do Concelho Séc. XXI, Biblioteca Municipal, Mercado da Avenida e Mercado de Santo Amaro e Departamento de Ambiente e Serviços Urbanos da CMLagos - Chinicato).
O GREEN CORK é um Programa de Reciclagem de Rolhas de Cortiça desenvolvido pela Quercus, em parceria com a Corticeira Amorim, a Modelo/Continente e a Biological. Tem como objectivo não só a transformação das rolhas usadas noutros produtos, mas, também, com o seu esforço de reciclagem, permitir o financiamento de parte do Programa “CRIAR BOSQUES, CONSERVAR A BIODIVERSIDADE”, que utilizará exclusivamente árvores que constituem a nossa floresta autóctone, entre as quais o Sobreiro.
Em termos gerais, este projecto pretende ajudar o ambiente de três formas: na redução de resíduos; na defesa da rolha de cortiça como produto plenamente ecológico e consequente defesa do montado e na plantação de novas árvores (uma vez que permite que cada tonelada de rolhas de cortiça recolhida contribua para plantar e cuidar de 200 árvores).
Recorde-se que as rolhas de cortiça recicladas nunca são utilizadas para produzir novas rolhas, mas têm muitas outras aplicações, que vão desde a indústria automóvel, à construção civil ou aeroespacial.

DÊ UMA NOVA VIDA ÀS ROLHAS DE CORTIÇA!

♦ Sabia que Portugal é o maior produtor mundial de cortiça?
♦ Sabia que a cortiça é a casca do sobreiro?
♦ Sabia que, por imposição legal, a extracção da cortiça só pode ser feita de 9 em 9 anos?
Hoje a cortiça é ameaçada pelo fogo, pelo abandono progressivo da terra e pela doença do sobreiro, o que faz desta matéria-prima algo de precioso e que é urgente preservar.Comece já a juntar as suas rolhas de cortiça! Colabore e ajude o Ambiente!