terça-feira, 27 de julho de 2010

“Jazz no Palácio” pela primeira vez no Verão em Tavira


De 28 a 31 de Julho, pelas 22h30, o terraço do Palácio da Galeria é o cenário escolhido para acolher bons momentos de jazz.

O evento inicia-se com o concerto de Angles (Suécia), no dia 28 de Julho. Os Angles são instrumentistas da frente jazzística escandinava, líderes de importantes projectos e integram diversas formações de projecção internacional.

Desidério Lázaro Trio actua, no dia 29. Este grupo surgiu, em Amesterdão (Holanda), em meados de 2006. A sua música resulta de uma fusão expressiva de linguagens do jazz e do rock. Após sucedidas tournées, em 2008 e 2009, esta formação regressa aos palcos portugueses com novas composições originais.

No dia 30 de Julho, é a vez de Carlos Barretto e “Lokomotiv” cativarem os amantes do jazz. Carlos Barretto, com Mário Delgado e José Salgueiro, cria um som de grande maturidade e alicerçado pelo trabalho intenso de anos. Esta conjugação faz deste trio um dos mais interessantes da actualidade, sendo Carlos Barretto um valor incontornável do panorama artístico português.

O concerto do grupo El Fad, liderado pelo guitarrista José Peixoto, encerra o primeiro “Jazz no Palácio”. El Fad conta com a colaboração do violinista Carlos Zíngaro, do percussionista José Salgueiro, do contrabaixista Miguel Leiria Pereira e, na sua nova formação, com mais um contrabaixista, António Quintino.

Os bilhetes podem ser adquiridos, antecipadamente, no stand da Câmara Municipal de Tavira (Praça da República) ou no Palácio da Galeria, pelo valor unitário de cinco euros, sendo o valor do ingresso para os quatro espectáculos de quinze euros.

Ainda no âmbito desta iniciativa, está prevista a realização de uma oficina de percussão com o músico José Salgueiro, no dia 31 (Sábado), pelas 15 horas. Esta dirige-se a jovens com idade superior a oito anos. A participação é gratuita, sendo necessária inscrição na Divisão de Cultura e Turismo.

Antes dos concertos, haverá ainda oportunidade para assistir a visitas orientadas às exposições “Personagens à procura de autor” do artista plástico Noé Sendas (dia 30, 22h00) e “Cidade e Mundos Rurais” (dia 31, 22h00), patentes no Museu Municipal de Tavira/ Palácio da Galeria.