segunda-feira, 3 de outubro de 2011

ADSBA CONTINUA A RECOLHER SANGUE

A Associação de Dadores de Sangue do Barlavento do Algarve (ADSBA) iniciou o mês de Outubro com uma colheita de sangue no passado Domingo que se efectuou no CHBA.
Foram mais de meia centena de dadores dos quais teve um significado muito especial por ter completado dezoito anos e manifestar essa vontade altruística de contribuir, civicamente, para bem de alguém. Entretanto a ADSBA prossegue com mais duas iniciativas no próximo fim de semana. No recinto do Portimão Arena (expoarade) uma UMCS- Unidade Móvel Colheita de Sangue do IPS irá permanecer no sábado e domingo, das 9:30 às 13h. para receber todos os que desejam contribuir para manutenção dos stocks e igualmente salvar vidas de quantos necessitam de sangue.
Uma dádiva de sangue consiste na colheita de cerca de 450 ml de sangue. É uma quantidade que pode ser doada com segurança por pessoas com mais de 50kg de peso, 18 anos até aos 65 anos. Depois procede-se à separação de componentes – glóbulos vermelhos, plaquetas e o plasma. Os glóbulos vermelhos é o componente que serve para a transfusão de sangue. Pode ser conservado até 42 dias a uma temperatura entre os +2ºc e os +6ºc.
As plaquetas são necessárias para tratamentos contra o cancro. Podem ser conservadas até 5 dias a uma temperatura controlada entre os +20ºc e os 24ºc, sendo constantemente agitadas. O plasma possui inúmeras substâncias importantes para a nossa saúde. É dele que se retiram, por exemplo, os factores de coagulação que faltam aos hemofílicos. Pode ser armazenado até 2 anos, desde que conservado a temperaturas negativas, abaixo dos -25ºc. “Dê SANGUE – SALVE UMA VIDA”