terça-feira, 20 de setembro de 2011

Indústrias Criativas lideram investimento do Algarve

As Indústrias Criativas lideram investimento do Algarve - 9 milhões para 10 novas empresas. Novos investimentos no valor de 9 milhões de euros representam mais de 50% das aprovações no QREN em 2011 O sector das Indústrias Criativas liderou, em número de projectos e em volume de investimento, a lista de iniciativas empresariais seleccionadas para financiamento pelo Sistema de Incentivos à Inovação do QREN, aprovados recentemente pela CCDR – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve. A Comissão de Selecção aprovou, em Agosto, um total de 9 projectos de investimento, dos quais cinco (55%) são no sector das Indústrias Criativas, um no Turismo, dois na Indústria e outros no sector dos Serviços.
Os projectos aprovados correspondem a investimentos aproximados de 4,5 milhões de euros na área da Produção de Cinema, Aluguer de Equipamentos e Produção de Eventos, localizadas em Portimão, Albufeira, Lagos e Olhão que, no seu conjunto, irão contar com incentivos no valor aproximado de 3 milhões de euros. Este foi o segundo concurso consecutivo do QREN no Algarve em que as actividades ligadas às Indústrias Criativas lideraram as opções de Investimento. Já anteriormente, em Maio, a CCDR tinha apoiado um conjunto de investimentos neste domínio. O balanço até ao momento dá uma clara liderança a este sector, com um total de 10 candidaturas em 21 aprovadas (parcela superior a 50%). O investimento conjunto dos 10 projectos aprovados ultrapassa os 9 milhões de euros que terão perto de 6 milhões de incentivos canalizados através do QREN. Para a Algarve Film Commission, “este dado vem confirmar que existem empresas e empresários motivados para investir nas Indústrias Criativas, sector que poderá contribuir para a mudança do perfil da economia da Região a médio e longo prazo. A criatividade é hoje reconhecida, a nível internacional, como uma força motriz da economia e da sociedade, determinante na geração de riqueza e emprego, incorporando as mudanças tecnológicas e promovendo a inovação e o reforço da competitividade das cidades e regiões”.
A Associação ALGARVE FILM COMMISSION, que tem como visão central “dinamizar a economia do cinema e audiovisual” da Região, foi constituída em Maio de 2006, tendo o lançamento público decorrido em Outubro desse ano, com o “apadrinhamento” do actor português Joaquim de Almeida, residente em Hollywood. Em menos de 5 anos, a FILM COMMISSION captou e acompanhou localmente a produção de cerca de 60 projectos audiovisuais nacionais e internacionais, essencialmente na área do Cinema, Televisão e Publicidade. As produções registadas na região têm origem em países tão distintos como a Alemanha, Canadá, China, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Japão, Reino Unido e Suécia, entre outros, o que confirma as potencialidades da FILM COMMISSION contribuir para a promoção e internacionalização da Região. A ALGARVE FILM COMMISSION é a única representante nacional na EUFCN – European Film Commission Network, com base em Bruxelas e na AFCI – Association of Film Commissions International, com sede nos Estados Unidos.