terça-feira, 20 de setembro de 2011

em Portimão: Vai e Vem actualiza tarifários

67% dos utilizadores vão pagar mais 5 cêntimos por viagem. Será discutido amanhã, dia 21 de Setembro, em reunião de câmara, a actualização do tarifário nos Transportes Públicos Urbanos - Vai e Vem – Circuito Urbano de Portimão que entrará em vigor a partir de 1 de Outubro de 2011. A proposta de actualização pressupõe um aumento médio de 13%, valor inferior ao definido pelo Governo para os transportes públicos urbanos das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto. A última actualização do tarifário datava de Abril de 2010.
A proposta prevê um aumento de 16% nos bilhetes comprados a bordo, vulgarmente utilizados pelos turistas, de 13% no caso dos bilhetes pré-comprados (utilizadores não regulares) e 10% nos passes mensais (que são os mais utilizados pela comunidade local). Refira-se que 67% dos utilizadores do Vai e Vem utilizam passe pelo que o aumento de 10% no valor mensal representa um custo adicional por viagem de 5 cêntimos.
Esta actualização do tarifário tem em conta a actual taxa de cobertura (percentagem do custo que é coberto pela receita) da rede do Vai e Vem que apesar de ser progressivamente optimizada, com ajustes nas frequências do Vai e Vem, ainda se encontra na ordem dos 44%. O novo tarifário pretende ainda estimular nos utilizadores de títulos pré-comprados, e que viajam com mais regularidade, a aquisição dos títulos por assinatura (poupança mensal de 47%), aumentando também a sua fidelização, ao mesmo tempo que procura motivar nos clientes ocasionais a apetência pela compra do bilhete diário (poupança de 25%). O Vai e Vem tem actualmente 18 linhas, 561 paragens, percorre todas as freguesias do concelho, numa extensão de 159 km e no primeiro semestre de 2011 o Vai e Vem transportou mais 1 milhão e trezentos mil passageiros.