segunda-feira, 12 de setembro de 2011

POLIS/PESCADORES: "REPÚDIO PELA "TRAIÇÃO" MACÁRIO/PS A FARO; LAMENTO PELA "BÊNÇÃO" DA MINISTRA" - CFC.

"Raízes cortadas": decretaram a expulsão da Ilha de quem a povoou há um século". Através de uma nota de imprensa, que transcrevemos na íntegra, "o CFC contesta e repudia a "traição" feita pelo Eng. Macário Correia e pelo PS à história do Concelho e aos homens do mar no Dia de Faro, ao decretarem a expulsão da Ilha dos que a povoaram há mais de um século. Por outro lado, o CFC lamenta que a Srª Ministra desse a "bênção" ao mau Polis e a fundamentalistas "alucinados" esbanjadores de milhões e que desrespeitam a própria lei e as pessoas. O Movimento Autárquico Independente CFC expressa a mais veemente contestação e repúdio pelo fato de ontem no "Dia de Faro" (que simbolicamente deve ser o mais importante do ano, reforçando a nossa identidade e projectando o futuro), o Presidente da Câmara tenha cometido uma "traição" à história de Faro e aos homens do mar, ao assinar Protocolos que decretam a expulsão da Ilha de Faro de quem a povoou há mais de um século. Viverem lá é um direito natural, seja onde estão ou, eventualmente, noutra zona da Ilha.
Estas e outras barbaridades do Polis são capitaneadas pelo Eng. Macário Correia e pelo PS, que têm mentido aos que querem expulsar e à população em geral. Mentem, dizendo que a saída das famílias será voluntária, quando os querem obrigar a fazê-lo. E mentem, quando dizem que todos vão para a Urbanização do Montenegro, sendo o número de casas inferior às famílias que querem expulsar!...
Dizem que são medidas muito boas para as pessoas, mas a prova de que estão a forçá-las ficou ontem mais uma vez demonstrada pela não presença maciça dos envolvidos. Ou foram desrespeitados, não sendo convidados; ou foram convidados, mas não compareceram. Sem prejuízo do respeito pessoal e institucional que a Srª Ministra que tutela o Ambiente nos merece, o CFC lamenta que se tenha deslocado a Faro para "dar a bênção" a um mau Polis que não resolve os grandes problemas e também aos fundamentalistas "alucinados" esbanjadores de milhões, que têm cometido e têm em curso ilegalidades, graves atropelos e usurpação de direitos da população farense. Salvaguarda-se como positiva a requalificação de uma pequena parte da zona ribeirinha, mas está muito atrasada pois já devia estar concluída.
Quanto ao Polis para Faro, o CFC relembra que não inclui: a retirada da linha férrea pesada da zona ribeirinha, doca de recreio e parque ambiental do Pontal, recuperação do porto comercial e cruzeiros, etc. Pelo contrário, querem dar como certos: 20 milhões de euros para demolições; mais empréstimos a contrair pela Câmara; ponte nova só com uma faixa e não permitindo a livre circulação de barcos; proibição de entrada de veículos na Ilha durante 4 meses de verão; centenas de milhares de euros a pagar pela autarquia à Parque Expo; etc. Nos atropelos e ilegalidades sobressaem as manobras em que o Presidente da Câmara tem participado sobre o Plano de Pormenor da Ilha, proibição da entrada de carros e abertura de Concurso para a nova ponte, tudo à margem da autarquia. Sobre a Sessão Solene o CFC associa-se à atribuição das Medalhas de Mérito atribuídas a: Eng. Tito Olívio Henriques, Fernando Sousa Inês, António Grelha de Matos, Dr. João Goulão, e Alfredo de Sousa Barão (a título póstomo). Justifica-se, no entanto, que tornemos pública uma saudação especial ao Eng. Tito Olívio e António Matos, como membros do CFC", conclui o documento.