segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Faro recebe Congresso de Oncologia Integrativa

A Associação Oncológica do Algarve (AOA), Instituição Particular de Solidariedade Social, de luta contra o cancro e apoio ao doente oncológico, única no Algarve, irá realizar em Faro, nos dias 3, 4 e 5 de Novembro próximo, um encontro científico intitulado "Congresso de Oncologia Integrativa", no auditório da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, em Faro.
Uma vez que, como se sabe, não existe actualmente uma "fórmula mágica" para tratar o cancro, torna-se cada vez mais importante dar a conhecer a doentes e público em geral as diferentes, mas complementares, abordagens terapêuticas ao tratamento da pessoa com cancro. Tal como o próprio nome indica, pretende-se que este seja um espaço multidisciplinar de partilha de conhecimentos entre profissionais da medicina convencional, e que também permita uma discussão séria, crítica e construtiva, à volta do papel das terapias “não -convencionais”, em oncologia. Importa aqui realçar que não iremos falar de “tratamentos alternativos”, mas sim de “terapias complementares” de apoio ao tratamento médico convencional.
Num mundo global, em que o conhecimento científico se multiplica a cada dia, manter-se a par dos últimos desenvolvimentos em oncologia pode ser um autêntico desafio. Pretende-se, assim, que os trabalhos deste Congresso decorram sobre o lema "integração e complementaridade" e que as comunicações apresentem o rigor e a exigência científica que este tema deve merecer. Qualquer profissional de saúde com experiência ou conhecimento académico nas diferentes áreas que irão ser abordadas pode enviar uma proposta de comunicação para apresentar no congresso. O evento é dirigido a profissionais, estudantes, doentes, familiares e público em geral. Inscreva-se e participe! Para mais informações, visite a nossa página, em www.aoa.pt