quarta-feira, 8 de junho de 2011

Projecto Enlaces II com exposição no Museu

Está patente no Museu Municipal de Faro até ao próximo dia 30 de Junho uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos dos Agrupamentos Verticais de Escolas da Sé, Afonso III e Dr. Joaquim Magalhães no âmbito do Projecto Enlaces II.
Este projecto é uma iniciativa de Educação para o Desenvolvimento, promovida pela Fundação Evangelização e Culturas, tendo como parceiros vários municípios, incluindo o de Faro que desenvolveu em articulação com as Escolas E.B.1 do Alto Rodes, Penha, Areal Gordo, Ferradeira e E.B. 2,3 Dr. Joaquim de Magalhães, várias acções durante o presente ano lectivo, cujos trabalhos agora se apresentam ao público. O Projecto Enlaces II envolveu cerca de 842 alunos, incluindo três turmas da Unidade de Surdos da Escola E.B.1 da Penha.

Partindo da geminação existente entre Faro e a Cidade da Praia (Cabo Verde) procurámos apostar na partilha de saberes e conhecimentos, na troca de experiências enquanto estratégia viável para conhecer a realidade e para melhor intervir, respeitando as diferenças culturais e valorizando o diálogo intercultural, pelo que esta actividade foi direccionada para o 1.º Ciclo do Ensino Básico.

A campanha de sensibilização abrangeu todas as escolas que aderiram ao projecto. Foi solicitado aos docentes a escolha de sub-temáticas enquadráveis na Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, 2005-2014, decretada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

As temáticas abordadas no âmbito das acções de sensibilização, foram as seguintes: “Política dos 3 R’s”, “Água”, “Alterações Climáticas”, “Desflorestação”, “Vendas Agressivas”, “Direitos e Deveres do Consumidor”, “Educação para o Consumo”, “Energias Renováveis”, “Promoção de Hábitos de Saúde Saudáveis”, “Horta Pedagógica”, “Alimentação Saudável”, “Higiene Oral” e “Comércio Justo”.
No caso dos alunos do 2.º e 3.º Ciclos da Escola E.B2,3 Dr. Joaquim de Magalhães foram desenvolvidas as acções “Direitos e Deveres do Consumidor”, “Comércio Justo” e “Vendas Agressivas”.
Para o desenvolvimento das acções contámos com a colaboração de Técnicos de diversas entidades públicas e privadas (Fundação Evangelização e Culturas, do Centro de Informação Documentação Amílcar Cabral - CIDAC, da Associação Portuguesa para a Defesa Consumidor - DECO, do Centro de Ciência Viva, da Empresa Municipal Fagar, da Direcção Regional de Agricultura do Algarve/Direcção Regional de Florestas do Algarve e do Centro de Saúde Faro).
Em contexto de sala de aula os docentes deram continuidade ao trabalho iniciado com a campanha de sensibilização, através da abordagem às temáticas referenciadas e os alunos elaboraram diversos trabalhos temáticos que estão expostos nos Claustros do Museu Municipal até ao dia 30 de Junho. A tipologia dos trabalhos consistiu em cartazes e maquetas temáticas muito apelativas e sugestivas, devidamente enquadrados na Educação para o Desenvolvimento.