quarta-feira, 8 de junho de 2011

8º Encontro Regional de Educação Ambiental do Algarve

O 8º Encontro Regional de Educação Ambiental do Algarve (EREAA), realiza-se em Monchique, nos dias 30 Junho e 1 de Julho próximos, no Auditório da Agência do Crédito Agrícola de Monchique.
Em 2011 a casa escolhida para o EREAA é o Concelho de Monchique, num cenário idílico entre a Serra Algarvia e o Mar, que preenche todos os pressupostos a nível natural e cultural para o cumprimento dos objectivos da temática do 8º EREAA - Serras e Montanhas – Relevos de História, Cultura e Aprendizagem.


A oitava edição do Encontro Regional de Educação Ambiental do Algarve (EREAA) é uma aposta da Almargem na continuidade de um projecto que envolve anualmente dezenas de professores, estudantes, técnicos de educação ambiental, técnicos de autarquias e de outras entidades regionais.
O reconhecimento da importância desta iniciativa, organizada em parceria com a C.M. de Monchique, é este ano reforçado com o apoio institucional da Direcção Regional de Educação Ambiental do Algarve, Comissão Nacional da UNESCO e da Direcção Regional de Florestas do Algarve.
O primeiro dia deste evento será inteiramente destinado à divulgação de trabalhos e projectos inovadores de referência, a nível nacional, de cariz científico e na área da educação ambiental e educação para o desenvolvimento sustentável.
Um conjunto de oito comunicações distribuídas em dois painéis: Painel 1 – “Um Mundo de Conhecimento entre o Sopé e o Cume” e Painel 2 – “As Serras Como Lugares de Aprendizagem”, nos quais serão abordadas temáticas como a Conservação da Natureza, Recursos Hídricos, Micologia e Valorização do Património Ambiental e Cultural. Com esta abordagem pretende-se criar um espaço onde se torne possível debater o património natural e cultural das zonas serranas e montanhosas.
O segundo dia de trabalhos servirá como uma plataforma de divulgação das mais-valias da região, através de uma tríade de itinerários ambientais que abordarão a geologia, as tradições e os recursos hídricos. O encerramento do 8º EREAA estará a cargo do Prof. Jorge Paiva, do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra.
A inscrição no 8º EREAA deve ser efectuada através do formulário on-line disponível na página electrónica da Almargem, em: www.almargem.org