quinta-feira, 9 de junho de 2011

A CTA estreia 4 novas produções no 28.º Festival de Almada

40 Actores e 3 encenadores estrangeiros em Do Amor, O Teatro Cómico e Santa Joana dos matadouros-46 Músicos, cantores e actores na produção da ópera A Rainha Louca.
A edição de 2011 do Festival de Almada reafirma a vitalidade do Festival e da Companhia de Teatro de Almada, entidade organizadora deste evento. Em época de crise, a CTA contribui para o Festival deste ano com duas produções próprias e duas co-produções.

Desde 1984, data da criação do Festival, que Joaquim Benite, o seu director, privilegia o Festival como plataforma de encontro internacional entre criadores e intérpretes nacionais e estrangeiros, ao mesmo tempo que dirige a CTA afirmando a sua vertente de instituição de pesquisa e formação, pelos convites feitos a outros actores e encenadores (nacionais e estrangeiros) para integrarem as suas produções e pela elaboração de parcerias, de que Santa Joana dos matadouros é o exemplo mais recente.
No total, o 28.º Festival de Almada reúne dez países e apresenta-se em quinze espaços, contando com as duas novas parcerias com o Teatro Camões e o Festival das Artes – Teatro da Cerca de São Bernardo. Com uma periodicidade anual, é considerado o terceiro mais importante festival de teatro da Europa, ao lado de Avignon e Edimburgo, e uma das mostras nacionais mais importantes, com uma média de afluência de público que ronda os 20 mil, conhecido por introduzir em Portugal companhias e criadores nunca apresentados no País.