Estudo aponta para 85% de satisfação global, o objetivo estratégico delineado pelo Município para 2010 foi superado.
Um satisfação global de 85 por cento com a limpeza e higiene urbanas em Albufeira foi o resultado do inquérito efetuado aos munícipes, no ano passado, pela empresa ACE- Ecoambiente. O objetivo estratégico traçado pelo Município para 2010 foi assim superado, evidenciando o esforço da autarquia em manter o concelho limpo e atrativo para quem nele reside ou passa férias.
“Albufeira é uma cidade limpa”, afirma Desidério Silva, presidente do Município, após a divulgação dos resultados de um inquérito sobre a satisfação dos munícipes relativamente ao serviço de higiene e limpeza urbana no ano de 2010.
Os inquéritos foram realizados pela empresa ACE-, Irmãos Cavaco/ Ecoambiente, que detém o contrato de prestação de serviços de limpeza urbana do concelho, entre 2005 e 2013. De acordo com os dados, 85 por cento dos inquiridos encontram-se satisfeitos com o serviço prestado, verificando-se um aumento de 29 por cento face aos resultados obtidos em 2009. “De ano para ano, temos vindo a tentar corrigir eventuais lacunas e melhorar o desempenho deste tipo de serviço, estendendo-o a todo o concelho”, destaca Desidério Silva.
Com os valores a ultrapassarem os 80 por cento de satisfação global, o objetivo estratégico delineado pelo Município para 2010 foi superado: “Em 2009, o resultado auferido foi de 51 por cento de satisfação, pelo que para 2010 tínhamos subido a fasquia para os 80 por cento. Conseguimos ultrapassar essa média, o que nos deixa bastante orgulhosos e motivados a continuar o bom trabalho”, sublinha José Sequeira, vereador do pelouro de Higiene e Limpeza, para quem “este resultado reflete o esforço e profissionalismo demonstrado por toda a equipa afeta aos serviços municipais e do ACE/ Ecoambiente, não só dos técnicos envolvidos mas também de toda a equipa operacional”.
As questões foram colocadas a residentes e turistas, em todas as Juntas de Freguesia, Câmara Municipal, praias e superfícies comerciais do concelho. Procurou-se apurar a satisfação das pessoas em relação à limpeza de contentores, varredura das ruas, corte de ervas, entre outras variáveis ligadas à higiene urbana, como a frequência da recolha de resíduos.