segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Faro: Primeira caminhada pelo Património Judaico da cidade foi um sucesso




No Domingo, dia 14 de Novembro, teve lugar um passeio inaugural na zona da baixa de Faro, onde os Judeus retornados viveram durante o período de 1800 – 1945. O percurso foi aclamado como sendo um sucesso por todos que nele participaram. Entre os participantes estava o presidente da Câmara de Faro, Macário Correia.
O roteiro da caminhada foi planeado pela co-fundadora do Centro, Judy Pinto, que conduziu pela primeira vez um grupo de 20 pessoas, incluindo o ãutarca de Faro.
António Valente (o guia do Centro Histórico Judaico de Faro) relatou a história do local em português, enquanto Franck Wellington indicava ao grupo o caminho a seguir, parando em cada um dos pontos de interesse.
Foi mostrado a todos os que participaram na caminhada do Centro Histórico um vídeo de meia-hora intitulado “Sem Passado” (que foi vencedor de um prémio nos E.U.A.), para que se familiarizassem com a história dos Judeus em Portugal. O passeio em si teve início a partir do Museu Arqueológico que foi em tempos um convento e a Fábrica de Cortiça de Abraham Amram.
O grupo seguiu depois pela Rua Belmarço e pela Rua Castilho, onde as duas sinagogas originais (peculiarmente conhecidas como a “rica” e a “pobre”) estavam situadas.
A partir daí o grupo seguiu até ao “Club Social Farense”, do qual Abraham Amram foi presidente, deixando a sua casa ao clube. A maioria das casas construídas pelos Judeus mantém-se inalteradas e as nove janelas do piso superior e as nove portas que existiam no rés-do-chão, num total de dezoito, ainda podem ser vistas, apesar de terem sido modernizadas.
O significado do número 18 tem a ver com o facto que em Hebreu a palavra “dezoito” significa “vida”.
Para participar numa destas caminhadas pode efectuar a marcação através do telefone 289 829 525 ou 282 416 710.