segunda-feira, 22 de novembro de 2010

FARO NO PROJECTO “BOSQUES DO CENTENÁRIO


210 crianças plantam 100 árvores na Escola E.B. 2,3 Neves Júnior
Amanhã, dia 23 de Novembro entre as 09h00 e o meio-dia, os 210 alunos da Escola E. B.1 de Vale Carneiros vão plantar 100 árvores na Escola E.B. 2, 3 Dr. Neves Júnior. Esta iniciativa enquadra-se no projecto “Bosques do Centenário” promovido pela Associação Nacional de Municípios Portugueses, Autoridade Florestal Nacional, Comissão para as Comemorações do Centenário da República, Quercus e o Movimento Cívico Limpar Portugal ao qual a Câmara de Faro prontamente se associou. É de salientar igualmente o envolvimento da Fagar no projecto.
Serão plantadas 100 árvores (60 medronheiros, 10 sobreiros e 30 alfarrobeiras), pelos alunos e cada árvore será apadrinhada por duas crianças, que irão acompanhar o crescimento da “sua “ árvore.
Com este projecto, de âmbito nacional, a organização quer associar o “Centenário da República Portuguesa” ao “Ano Internacional da Biodiversidade” através da implantação de monumentos vivos nos Municípios portugueses.
Pretende-se que a iniciativa prorrogue no tempo, sendo que para este efeito, aos Municípios aderentes serão periodicamente propostas actividades que terão como divisa a sensibilização da sociedade portuguesa para a importância de uma cidadania activa e da preservação e conservação da natureza. Assim, em termos práticos a primeira fase do projecto “Bosques do Centenário” irá decorrer entre os dias 22 e 28 de Novembro de 2010, com um especial enfoque no dia 23 de Novembro por ser o dia da Floresta Autóctone, no âmbito da qual se propõe aos Municípios aderentes que com o envolvimento da população local, designadamente a comunidade escolar, procedam ao plantio, em local a de um pequeno Bosque com 100 árvores/arbustos, que serão doados pela Autoridade Florestal Nacional, pela QUERCUS e pelo ICNB.