domingo, 25 de dezembro de 2011

MÚSICA MARCA O MÊS DE JANEIRO NO TEATRO DAS FIGURAS

CONCEITOS FAMÍLIA E FAMILIARIDADE NORTEIAM A PROGRAMAÇÃO DE 2012 No início de mais um ano o Teatro das Figuras volta a definir as suas escolhas de programação à luz dum conceito norteador. Depois de em 2011 o conceito Comunidade ter sido o fio condutor da programação selecionada, que procurou gerar uma reflexão sobre a identidade que partilhamos, sobre a herança cultural que nos trouxe até ao presente e sobre o desenho do nosso futuro comum. Em 2012 decidimos aprofundar esta temática e construir uma programação que gravite em torno dos conceitos de Família e Familiaridade.
No Teatro das Figuras, a programação de janeiro começa com o já familiar Concerto de Reis, com a Orquestra do Algarve, em que, pela segunda vez consecutiva, o Teatro das Figuras se associa ao Banco Alimentar Contra a Fome no Algarve, ao oferecer aquela instituição um euro por cada bilhete adquirido. O concerto com obras de Ligeti, Beethoven e Joly Braga Santos, será dirigido pelo maestro Pedro Neves e terá como solista Paulo Oliveira, ao piano. A música clássica estará ainda em destaque com o arranque de mais um ciclo de concertos Promenade, que desta feita dará destaque a cada uma das famílias de instrumentos que compõem uma orquestra, pelo que o concerto do dia 22 de janeiro, será mesmo para todas as famílias, incluindo a dos metais! Na área do serviço educativo, o Teatro das Figuras propõe uma oficina, destinada a crianças entre os 8 e os 13 anos, que é produzida no âmbito da rede Movimenta-te, que engloba os municípios do Algarve Central, que no dia 14 de janeiro, que visitará o imaginário dos mitos e levará os pequenos atores a criar um Mito Móvel.
De regresso à música, num momento muito aguardado pelos muitos fãs do artista, Pedro Abrunhosa e o “seu” Comité Caviar, apresenta a 14 de janeiro o seu mais recente espetáculo Canções, que nas palavras do músico são “o Coração” dos seus espetáculos.
No dia 20 de janeiro será a familiaridade da voz de José Mário Branco que, com a sua guitarra, promete fazer deste espetáculo, que tem como base o reportório do seu álbum Resistir É Vencer, “aquilo que sempre fez nos seus álbuns e espetáculos: uma referência - como alguém escreveu, sempre autobiográfica - ao estado em que, no seu sentir, se encontra a sociedade de que faz parte”.
Num mês marcado pela música, cabe contudo à dança contemporânea da Companhia Olga Roriz, encerrar a programação do mês com a sua mais recente criação PETS. “Em PETS, exploraram-se as contradições das relações entre as pessoas, os momentos de afeto e os momentos outros, aqueles onde deixamos de querer ser únicos e diferentes, para nos misturarmos nesse nós, por vezes tóxico, outras securizante, mas sempre complexo e cheio de contradições” Toda a programação para o mês de janeiro, bem como informação relativa a preços, reservas e vendas on-line está disponível no sítio de Internet www.teatrodasfiguras.pt.