domingo, 12 de dezembro de 2010

Europeus de corta-mato em Albufeira: Jessica Augusto campeã europeia, Portugal de ouro


A portuguesa Jessica Augusto sagrou-se este domingo campeã europeia de corta-mato na pista das Açoteias, em Albufeira, tendo Portugal conquistado igualmente o título colectivo.
A medalha de prata foi para a turca Binnaz Uslu, enquanto a também portuguesa Dulce Félix ficou com a medalha de bronze. Portugal colocou cinco atletas no “top10”.
Por equipas, Portugal somou 19 pontos, a Grã-Bretanha 65 e a Espanha 72.
Portugal soma três medalhas na prova, depois do bronze de Rui Pinto em juniores masculinos.

El Kalai de bronze, Portugal de prata

Youssef El Kalai arrecadou mais uma medalha para Portugal, nos Europeus de crosse.
O ucraniano Serhiy Lebid sagrou-se este domingo campeão europeu de corta-mato nas Açoteias, em Albufeira, numa prova em que Youssef El Kalai arrecadou a medalha de bronze para Portugal.
Lebid completou a prova em 29.15 minutos, sendo seguido pelo espanhol Ayad Lamdassem (29.18) e do português, de origem marroquina, Youssef El Kalai (29.19).
Por equipas, Portugal ficou com a medalha de prata, tendo o ouro pertencido à França e a de bronze a Espanha.

Chahdi vence em sub-23, Irlanda no colectivo

O francês Hassan Chahdi sagrou-se este domingo campeão europeu de sub-23 masculinos, enquanto a Irlanda conquistou o seu primeiro triunfo colectivo do dia nos Europeus de corta-mato, nas Açoteias, Albufeira.
Dois portugueses concluíram entre os primeiros dez classificados (Ricardo Mateus foi quinto, com 24.25 minutos, e Tiago Costa sétimo, com 24.32), mas a segunda vaga lusa não foi tão forte, tendo a equipa ficado no sétimo posto colectivo.
Paulo Lopes foi 58º classificado, com 25.44 minutos, e Jorge Santa Cruz fechou o grupo para a classificação colectiva no 61º posto (25.51), enquanto Ricardo Vale foi 83º (26.33) e Luís Mendes 87º (26.42).
“Esperava entrar nos dez primeiros, havia quem acreditasse que podia chegar a uma medalha, mas ficou próximo e foi muito bom, foi óptimo”, disse o quinto classificado.
Ricardo Mateus disse ter aguentado “até ao primeiro ‘esticão’ dos franceses, que jogaram bem em equipa”, acrescentando: “Ainda cheguei a pensar numa medalha mas eles foram fortes”.
Tiago Costa, que foi sétimo classificado, depois de ter sido 47º em 2009, considerou o resultado “excelente”. “O meu objectivo também era entrar nos dez primeiros e até cheguei a pensar no top-5, mas não consegui porque os franceses foram muito fortes”, referiu.
Em termos individuais, o equilíbrio imperou sempre, com um grupo de vários elementos que só se começou a desintegrar na última volta grande, com a prestação dos dois franceses, que jogaram em equipa para ocupar os dois primeiros lugares.
No “sprint”, Hassan Chahdi (24.11 minutos) bateu o compatriota Florian Carvalho (24.14), com a dupla gaulesa a deixar o russo Yegor Nikolayev no terceiro posto (24.15).
Apesar dos dois primeiros lugares a nível individual, a França perdeu o “ouro” colectivo para a Irlanda, que fechou no 20º lugar, com 60 pontos, face aos 78 pontos obtidos pelos franceses, segundos classificados, apenas mais um ponto do que a Espanha, terceira classificada (79)

Meryem Erdogan campeã de sub-23

A turca Meryem Erdogan conquistou este domingo o título de campeã europeia de sub-23 de corta-mato na pista das Açoteias, em Albufeira, tendo o título colectivo pertencido à Grã-Bretanha.
Além de Erdogan, que terminou a prova com 20.08 minutos, sobem ao pódio a espanhola Cristina Jordán (20.17) e a britânica Emma Pallant (20.28).
A melhor portuguesa foi Carla Salomé, na 18.ª posição, com 21.06 minutos.
Por equipas, a Grã-Bretanha somou 47 pontos, sendo seguida da Rússia, com 49, e da Ucrânia, com 65.

Rui Pinto de bronze e Portugal de prata em juniores

O português Rui Pinto conquistou este domingo a medalha de bronze de juniores masculinos nos Europeus de corta-mato de Albufeira, tendo a equipa portuguesa conquistada a de prata.
O título europeu individual foi para o espanhol Abdelaziz Merzougui, tendo o restante lugar no pódio pertencido ao sérvio Nemanja Cerovac.
Por equipas, a vitória foi também para a Grã-Bretanha, com 62 pontos, enquanto Portugal ficou na segunda posição, com 74, seguido da Rússia, com 83.

Fonte:Sapo Desporto c/Lusa