quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

SELECÇÃO NACIONAL DE CORTA-MATO PREPARA EUROPEU EM ALBUFEIRA




Atletas realizam estágio para o Campeonato da Europa em Dublin

Alojados no Hotel Grande Real de Santa Eulália e a treinar diariamente nos equipamentos desportivos do concelho, a Selecção Nacional de Corta-Mato está empenhada em atingir a sua melhor forma física para conquistar um lugar de destaque no Campeonato Europeu em Dublin. Em 2010, Albufeira será o palco desta importante competição.
De 30 de Novembro a 6 de Dezembro, Albufeira acolhe o estágio das Selecções Nacionais de Corta-Mato Sénior, masculina e feminina, num total de 12 atletas acompanhados por treinadores e técnicos. O estágio tem como objectivo a preparação para o Campeonato da Europa de Corta-Mato, a ter lugar em Dublin, no próximo dia 13 de Dezembro.
A comitiva esteve presente no Salão Nobre da Câmara Municipal, dia 3 de Dezembro, para participar na Conferência de Imprensa de apresentação da Selecção Nacional, que contou com a presença do executivo de Albufeira, do Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo Fernando Mota, e do Director Técnico e Seleccionador Nacional José Barros.
Desidério Silva, Presidente da autarquia, referiu que “é bastante motivador receber a Selecção Nacional em Albufeira, pois este é um Município que tem tido uma particular atenção para com o desporto em geral, e o atletismo em particular. Construímos uma Pista de Tartan no Estádio Municipal, uma Pista de Cross nas Fontainhas e procedemos regularmente à requalificação da Pista Internacional de Cross das Açoteias, para além de acolhermos diversos eventos da modalidade”.
Refira-se que o estágio em Albufeira marca também o arranque da campanha de promoção do Campeonato da Europa de Corta-Mato 2010, que se disputará no concelho, a 12 de Dezembro.
Na edição deste ano, irão estar representados na Irlanda 19 clubes e associações nacionais, num total de 34 atletas (seniores, SUB 23 e Juniores). Da Selecção fazem parte conceituados desportistas que têm conquistado lugares de destaque em competições mundiais da modalidade. Ana Dias, Jessica Augusto, Anália Rosa, Ana Félix, Inês Monteiro e Sara Moreira constituem a equipa sénior feminina que em 2008 alcançou o Ouro na Bélgica. Dos masculinos fazem parte nomes como José Ramos, Licínio Pimentel, José Rocha, Ricardo Ribas e Eduardo Mbengani.
Desidério Silva irá marcar presença no Europeu deste ano para presidir à passagem de testemunho entre as cidades de Dublin e de Albufeira, recebendo a bandeira da prova. O executivo irá aproveitar a estadia na Irlanda para desenvolver diversos contactos institucionais e promover o concelho junto do mercado irlandês.