sábado, 12 de novembro de 2011

MUNICÍPIO DE LOULÉ SENSIBILIZA PARA A PREVENÇÃO DE RESÍDUOS

Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2011 A produção de resíduos é hoje em dia um dos problemas que mais impacto causa no ambiente, devido não só ao aumento da sua produção, como também ao tipo de resíduos produzidos e à sua perigosidade. Contudo, apesar da produção de resíduos ser inevitável, existem formas de a minimizar e de tornar mais sustentável e menos nociva a sua gestão. Neste âmbito, a Autarquia de Loulé irá promover de 19 a 27 de novembro um conjunto de ações inseridas na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2011, iniciativa que tem como objetivo consciencializar a sociedade para a importância da prevenção de resíduos.
Como tal, encontra-se a ser dinamizado, na Escola EB 2,3 Dr. António de Sousa Agostinho, em Almancil, o Projeto FuturEscolas que tem como objetivo sensibilizar toda a população escolar para a problemática dos resíduos e ensiná-la a gerir adequadamente os seus resíduos orgânicos, dar a conhecer e a utilizar a vermicompostagem como prática no dia-a-dia da comunidade escolar e incentivar a produção e consumo de produtos hortícolas localmente e de forma orgânica. A Escola EB 2,3 Dr. António de Sousa Agostinho é a primeira em Portugal a dispor de um vermidigestor, equipamento disponibilizado pela Câmara Municipal de Loulé e que permite o tratamento em média e larga-escala dos resíduos orgânicos, produzindo-se, assim, uma significativa quantidade de vermicomposto, que é aplicado na horta da escola, a qual é mantida pelos alunos do CEF Jardinagem.
Outras das iniciativas programadas é o workshop “Compostagem Doméstica”, a realizar no dia 19 de novembro, pelas 15h00, na Fundação Manuel Viegas Guerreiro, em Querença. Através deste workshop, realizado em parceria com o Projeto Querença e com o apoio da Algar, e cuja formação será ministrada por Ana Arsénio, da Associação In Loco, pretende-se sensibilizar os participantes para a problemática dos resíduos, ensinando a valorizá-los e a produzir fertilizante orgânico. Para mais informações e inscrição (gratuita), os interessados devem contactar a Divisão de Ambiente e Equipamentos Urbanos (289 400 890 / daeu@cm-loule.pt). Nos dias 21 e 23 de novembro, terão ainda lugar as sessões de sensibilização “Consumir Melhor” e “Prevenção de Resíduos”, realizadas em parceria com a Deco e dirigidas aos utentes da Associação Existir, com o objetivo de informar sobre as questões associadas ao consumo sustentável e sobre as diferentes formas de minimização e redução de resíduos no dia a dia. Para finalizar, durante a semana de 19 a 27 de novembro, estará patente no Mercado Municipal uma exposição subordinada à temática “Prevenção de Resíduos”. Após a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, esta exposição será disponibilizada às escolas do Concelho, com o objetivo de sensibilizar a população escolar para esta problemática.