sábado, 12 de novembro de 2011

CFC "Contra o uso da PSP pela Câmara, para intimidar cidadãos pacíficos"

O movimernto Cidadãos com Faro no Coração (CFC, liderado pelo ex-edil farense José Vitorino, através de nota de imprensa, que transcrevemos na íntegra, manifesta-se "contra o uso da PSP pela Câmara, para intimidar cidadãos pacíficos; e contra deixar para trás a videovigilância na Baixa/"noite" "A prioridade da videovigilância é a Baixa e zona da noite e não as artérias rodoviárias Tendo-se comemorado mais um aniversário do Comando Distrital da PSP, o CFC torna público o seguinte:
Uma colaboração sã entre a autarquia e o Comando da PSP ao serviço da ordem pública é essencial, mas não é isso o que acontece em Faro. O CFC - Movimento Autárquico Independente “Com Faro no Coração”, denuncia publicamente o facto da Câmara manifestar-se pouco preocupada com as pessoas e bens, ao mesmo tempo que usa a PSP como força armada para intimidar cidadãos pacíficos e tentar pôr a cidade num “colete de forças”. Ao contrário do que a Câmara instiga, em vez de ser implacável para com cidadãos pacíficos, há que ser implacável com os criminosos. Tendo as condutas da Câmara revelado nos dois últimos anos que quem a dirige não merece confiança, apela-se ao Comando da PSP para deixar de satisfazer os frequentes pedidos da autarquia para intervir injustificadamente contra a população, sem apresentar documentos legais ou factos graves que o fundamentem.
Em matéria de segurança (insegurança), são conhecidos os muitos assaltos e violentos desacatos na Baixa/”noite” (zona comercial e zona de animação noturna). É muito o medo dos frequentadores e são muitos e legítimos os protestos dos moradores, sendo também a situação má para quem explora os bares. Estas são as duas áreas de prioridade absoluta para instalação das câmaras de videovigilância, mas o que a Câmara e o Presidente têm feito é pressão para serem instaladas nas principais artérias rodoviárias. E o despudor da Câmara é tal que perante a gravidade do que se passa na Baixa e “zona da noite” apenas afirma “a vontade de dar continuidade ao processo “ noutras zonas, nem se sabendo quando.
Estas tomadas de posição do CFC surgem a propósito da Comemoração do 83º aniversário do Comando Distrital da PSP, endereçando o Movimento públicos parabéns à Instituição, seus Comandos e a todos o que nela prestam ou prestaram serviço, em especial aos representantes das Associações Sindicais.
O CFC tem consciência das limitações da PSP quanto a meios humanos e materiais, com consequentes problemas de insegurança para as populações e esforço acrescido dos profissionais perante as carências. Por isso, apela-se ao Governo pelo reforço dos mesmos", conclui o documento CFC.