domingo, 24 de julho de 2011

SILVES ASSINA PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO COM MECHOUAR KASBAH


No Salão Nobre dos Paços do Concelho, dia 22 de julho, a Câmara Municipal de Silves assinou um protocolo de colaboração com o município marroquino de Mechouar Kasbah (Marraquexe).

A assinatura do protocolo de cooperação entre os Municípios de Silves e de MECHOUAR KASBAH (Marraquexe) teve lugar no Salão nobre dos Paços do Concelho, em Silves.


A cerimónia contou com a presença da Embaixadora do Rei de Marrocos em Portugal, Karima Benyaïche, sendo o protocolo assinado pelos representantes máximos dos dois municípios: Isabel Soares, Presidente da Câmara Municipal de Silves e Mohamed Fouad El-Houri, Presidente da Commune Urbaine de Mechouar Kasbah.

Presentes no ato solene estiveram ainda o Reitor da Universidade Cadi Ayyad de Marrakech, Abdellatif Miraoui, o Reitor da Universidade do Algarve e Presidente da Direção da Associação Al Moutamid Ibn Abbad, João Guerreiro e o Consul de Marrocos no Algarve, José Alberto Alegria.
Com a assinatura deste protocolo, Silves fica ligada a toda a comunidade urbana de Marraquexe, atendendo a que já existe um protocolo semelhante com a comunidade urbana da cidade, assinado em 2002 (em Marrocos) e confirmado em 2003 (em Silves).

Silves tem protocolos de geminação com as cidades de Aquiraz, no Brasil; Ribeira Brava, na Ilha de São Nicolau e da Boavista, na Ilha da Boavista em Cabo Verde. Todos estes acordos de cooperação têm dado frutos e permitiram implementar projetos úteis para as comunidades.
Esses projetos podem ser de natureza arquitectónica (como a criação de uma praça na Boavista, por exemplo), administrativa (como foi o desenvolvimento de toda a sinalética da ilha da Boavista), educacional (com a criação de duas bolsas de estudo para alunos do ensino superior da Ribeira Brava) ou cultural (como tem acontecido com a cidade de Marraquexe, com a qual a CMS tem realizado várias atividades comuns, desde exposições de pintura, passando pelas mostras culturais, como foi a Semana de Marraquexe em Silves e a de Silves em Marraquexe, realizadas em 2009).