domingo, 24 de julho de 2011

Aberto concurso público para a construção do Centro Municipal de Protecção Civil em Cachopo

A autarquia tavirense pretende construir um Centro Municipal de Protecção Civil em Cachopo. Neste sentido, foi aberto concurso público para a execução da referida empreitada, podendo os interessados apresentar as suas propostas até dia 12 de Novembro de 2011. Estima-se que a intervenção terá um valor base de €705.119,53 + IVA e um prazo de execução de 720 dias. O presente projecto refere-se, especificamente, à execução da pista e estrutura de apoio ao heliporto de Cachopo.

O actual equipamento serve, unicamente, para auxílio no combate a incêndios em situações diurnas. Com a construção da futura pista, a autarquia visa melhorar as características do local de forma a uma eficiente resposta operacional de meios aéreos, assim como as condições para a permanência das respectivas equipas.
Está prevista, igualmente, a edificação de uma estrutura com uma área de 315.87m2. Este espaço abrange a central telefónica e de rádio e outros espaços técnicos. A sala comum garante a vigilância das operações e funciona como o desafogo visual essencial aos espaços reduzidos. Estão, ainda, pensados três quartos, uma área destinada aos pilotos e um gabinete de apoio, assim como zonas de arrumos.
A realização desta obra visa melhorar as condições de estadia e segurança das forças de Protecção Civil, na freguesia de Cachopo, assim como optimizar os meios disponíveis para uma intervenção mais eficiente e qualificada dos agentes.
Esta nova infraestrutura possibilitará o despacho de meios operacionais; formação e pedagogia na área; apoio logístico e pré-posicionamento de meios humanos e materiais, durante todo o ano, para sustentação das operações, nomeadamente, no que se refere a um centro de despacho alternativo de combate a incêndios florestais, sismos e outras ocorrências.