domingo, 24 de julho de 2011

Algarve na rota das Sessões de Aconselhamento sobre Disfunção Eréctil

O objectivo é acabar com os tabus e alertar para os principais factores de risco de uma doença que afecta meio milhão de homens em Portugal. Até ao final de Julho, e um pouco por toda a região algarvia, a Lilly Portugal vai chegar a um total de 30 farmácias. Devolver a esperança aos Portugueses é o desafio: a disfunção eréctil tem tratamento, basta procurar ajuda.
Todos os dias, duas equipas de profissionais de saúde compostas por psicólogos e enfermeiros vão estar presentes em duas farmácias diferentes com o objectivo de informar e aconselhar os doentes sobre os problemas relacionados com Disfunção Eréctil e alertar para os principais factores de risco como a Diabetes e a Hipertensão.

Nas farmácias do Algarve, e à semelhança do que já aconteceu nas regiões do Grande Porto e Lisboa, duas equipas de profissionais de saúde vão realizar as Sessões de Aconselhamento sobre Disfunção Eréctil. A campanha da Associação Portuguesa de Urologia, da Sociedade Portuguesa de Andrologia e da Lilly Portugal tem como principal objectivo informar e aconselhar os doentes sobre os problemas relacionados com a Disfunção Eréctil. Portimão, Almancil, Albufeira, Faro, Guia, Loulé, Tavira, Lagoa, Olhão, São Brás de Alportel, Vila Real de Santo António, Quarteira e São Bartolomeu de Messines foram os locais escolhidos para receber a campanha. O reforço da campanha no Algarve permitirá chegar não só aos algarvios, mas também aos milhares de Portugueses que todos os anos rumam de férias ao Sul do país.
«O sucesso desta acção no final do ano passado levou a que a estendêssemos ao resto do País e isso é extremamente gratificante. Esta iniciativa, que agora alargamos a todo o território nacional, vai permitir chegar a mais homens e casais que precisam de um estímulo para procurar ajuda.», explica Jorge Rocha Mendes, presidente da Sociedade Portuguesa de Andrologia.
Paralelamente a esta acção nas Farmácias, uma unidade móvel “Saúde em Movimento” vai levar às praças de cinco capitais de distrito as Sessões de Aconselhamento e informar quem procura soluções para a Disfunção Eréctil. Esta iniciativa mostra a milhares de homens que ainda sofrem em silêncio que é possível recuperar a sexualidade, bastando, para isso, que procurem ajuda. Podem começar a fazê-lo entre os dias 28 de Junho e 2 de Julho em Lisboa, Portimão, Évora, Viseu e Porto. Em Portimão, as equipas estarão disponíveis entre as 9.00 e as 19.00 no dia 29 de Junho na Praça Manuel Teixeira Gomes.
Em Portugal, há cerca de meio milhão de homens a sofrer de Disfunção Eréctil. Destes, apenas 10% estão em tratamento, o que significa que há pelo menos 450 mil que ainda sofrem em silêncio. O objectivo da Sociedade Portuguesa de Andrologia, da Associação Portuguesa de Urologia e da Lilly Portugal é «acabar com as desculpas», já que 95% dos casos de disfunção eréctil têm tratamento. O número de patologias associadas à DE é assustador: 40% dos homens com disfunção eréctil têm doença coronária significativa e 68% dos homens com hipertensão têm disfunção eréctil. “Não arranje desculpas e faça um rastreio de Disfunção Eréctil”.