terça-feira, 13 de setembro de 2011

ENCONTROS INTERNACIONAIS EM FARO

A cidade de Faro recebe, de 14 a 17 de Setembro, a 12.ª Conferência Internacional da Criatividade e Inovação, que irá decorrer no Teatro das Figuras conta com a presença de 50 Países e cerca de 500 congressistas. Trazer métodos e instrumentos colaborativos nas artes, ciências, negócios, educação, tecnologia e desenvolvimento social que possam ser adaptados à inovação organizacional, são os grandes objectivos desta conferência que reúne bianualmente as maiores referências internacionais nestas áreas.
Com organização da associação sem fins lucrativos APGICO (Associação Portuguesa de Criatividade e Inovação) conta com vários parceiros, nomeadamente com a Câmara Municipal de Faro. A organização definiu como missão da conferência proporcionar experiências de aprendizagem colaborativa para a inovação antes, durante e depois da conferência. Para tal foram talhados os seguintes objectivos: - Abordar qualquer actividade, disciplina ou desempenho colaborativo que utilize métodos e técnicas para implicar participantes diversificados no processo de tomada de decisão; - Aprender a ser criativo em conjunto e a desenvolver inovações radicais; - Participar numa conferência ao estilo de uma peça de teatro em que os participantes são os actores; - Utilizar os talentos dos participantes como meio para aumentar a participação e a partilha - Proporcionar oportunidades de contacto com a cultura local; HISTÓRIA Desde 1987 que a Associação Europeia de Criatividade e Inovação (EACI) organiza a Conferência bi-anual de Criatividade e Inovação (ECCI), em conjunto com uma associação nacional de criatividade e inovação sediada na Europa, com o objectivo de proporcionar aos profissionais e académicos uma plataforma na área da criatividade e inovação de acordo com a fórmula AECD: A (Académicos), E (Empresários), C (Consultores e formadores) e D (Difusão no resto do mundo). Em 2011, coube à Associação Portuguesa de Criatividade e Inovação – Apgico (http://www.apgico.pt) a organização da ECCI XII, com o objectivo de proporcionar uma envolvente onde os participantes possam aprender uns com os outros o modo de desenvolver actividades colaborativas conducentes à inovação.
Poderá consultar o programa completo em: www.eaci.net Faro orgulha-se de ter sido a cidade escolhida para acolher tão importante encontro na área da criatividade e inovação. Também ira decorrer em Faro os Seminários e Exposição Internacionais do MIRIAD: Dynamics & Perspectives in the 21st Century. Os Seminários e Exposição terão lugar na Escola de Hotelaria e Turismo de Faro, EHTA, de 14 a 17 de Setembro de 2011. Os Seminários anuais realizados pelo MIRIAD, Manchester Institute for Research and Innovation in Art and Design, este ano em parceria com a Câmara Municipal de Faro e o Turismo de Portugal, são a única altura no ano em que vários centros de investigação internacionais e investigadores nas áreas de design, arte, arquitectura, arquitectura paisagista, planeamento e gestão do território, construção e turismo se encontram para apresentar o seu extraordinário trabalho teórico-prático a uma plateia de profissionais, empresas, investidores e estudantes. É uma excelente oportunidade para todos os envolvidos conhecerem novas tecnologias, novas perspectivas, alargarem a sua rede de conhecimentos e apresentarem os seus produtos/serviços.