terça-feira, 13 de setembro de 2011

Master Plan de Requalificação Urbana de Portimão vai ser apresentado nas Jornadas Europeias do Património

Nos dias 23, 24 e 25 de Setembro, Portimão associa-se às Jornadas Europeias do Património através de uma programação que este ano tem como tema “Património e Paisagem Urbana”, de onde se destaca a apresentação do Master Plan de Requalificação Urbana do Centro Antigo da Cidade.
Serão três dias de (re)descoberta do património e das paisagens urbanas de Portimão, no âmbito desta iniciativa internacional, com várias actividades que convidam pessoas de todas as idades a um maior conhecimento e valorização do património e memórias da cidade. De referir que a divulgação pública Master Plan para a Regeneração Urbana do Centro Antigo da Cidade, que reflecte o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido com vista à elaboração do programa de reabilitação estratégica e sistemática de Portimão, terá lugar no dia 23 de Setembro no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, a partir das 18h30. Para o público escolar foi pensada a oficina pedagógica “O Património na Casa Manuel Teixeira Gomes”, actividade destinada apenas a escolas do município e marcada para 23 de Setembro na Casa Manuel Teixeira Gomes, a partir das 10h00. Todos os que desejem saber mais acerca das particularidades do património urbano de Portimão, têm oportunidade de participar na tertúlia "Património Urbano - Memórias da Cidade”, que terá lugar no mesmo dia, pelas 21h30, na Casa Manuel Teixeira Gomes, com os seguintes oradores convidados: Dr. Valdemar Coutinho, historiador, professor de história da arquitectura no ISMAT; arquitecta Lucinda Caetano, da Câmara Municipal de Portimão; arquitecto Frederico Paula, coordenador da equipa multidisciplinar de reabilitação urbana, Mobilidade e Gestão do Espaço Público, da Câmara Municipal de Lagos e Marisa Batista, arquitecta ligada a projectos de vídeoarte.
Os amantes da fotografia digital não foram esquecidos e têm oportunidade de participar no dia 24, entre as 10h00 e as 16h00, no concurso “Património Revelado”, em busca de testemunhos de paisagem humanizada, desde elementos arquitectónicos a construções militares, religiosas, senhoriais ou populares, onde se reflectem as tradições de antigos ofícios, a relação dos portimonenses com o rio Arade ou a gastronomia local. Os melhores trabalhos serão objecto de uma exposição, sendo atribuídos prémios às três melhores fotografias, a entregar numa cerimónia marcada para 8 de Dezembro, na Casa Manuel Teixeira Gomes. As ruas, praças, largos, edifícios e jardins de Portimão, assim como as suas referências arquitectónicas e significados históricos, poderão ser descobertos nos “Passeios Culturais - Património e Paisagens Urbanas”, agendados para 24 de Setembro, a partir das 16h00. Por fim, o peddy-paper “007 Famílias… no encalço do Património”, marcado para o dia 25 de Setembro, desafia equipas compostas por famílias, com um máximo de cinco elementos, a descobrirem o património e as paisagens da cidade, tendo como como “armas secretas” a curiosidade e a diversão, havendo tentadores prémios em disputa