sábado, 10 de abril de 2010

LOULÉ COMEMORA DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS


Tendo por base o tema "Património Rural/Paisagens Culturais", lançado pelo IGESPAR para comemorar o Dia Internacional de Monumentos e Sítios, que se assinala a 18 de Abril, a Câmara Municipal de Loulé elaborou um programa de actividades para se associar a esta efeméride, com o objectivo de dar a conhecer o património concelhio. Estas actividades realizam-se já na próxima semana, entre 12 e 16 de Abril.

Ao longo de toda a semana, têm lugar acções junto dos alunos do 1º ciclo, com os ateliers “Vamos fazer empreita”, das 10h00 às 12h00, na Cozinha Tradicional da Alcaidaria do Castelo, e “Vamos apanhar frutos secos”, das 15h às 17h, no Centro Interpretativo dos Frutos Secos.

No dia 17, sábado, pelas 16h30, há música na Alcaidaria do Castelo com a actuação do Grupo de Santa Maria.

No mesmo dia, das 14h30 às 17h30, tem lugar a actividade “transformA”, com o atelier de Culinária com Frutos Secos, destinado a adultos, coordenado Sérgio Relvas, no Centro Interpretativo dos Frutos Secos. Pretende-se divulgar e possibilitar uma maior fruição do espaço onde outrora funcionou uma unidade fabril de transformação e comercialização de frutos secos, desactivada nos anos 90 do século passado e adaptada a espaço museológico em 1998, num esforço de valorização da tradição agrícola concelhia de cultivo, transformação e comercialização de frutos secos (amêndoa, figo e alfarroba).

Neste espaço pode-se contactar com vários objectos e processos tradicionais que se relacionam com esta actividade socioeconómica, dos quais se destacam uma máquina de partir amêndoa e outra de triturar alfarroba, obtendo-se aí melhor conhecimento desta realidade concelhia e algarvia.

“transformA” pretende dar uma visão mais abrangente da temática frutos secos, com um conjunto de ateliês que dão a conhecer o ambiente onde estão inseridos, a caracterização das profissões com eles relacionadas e a doçaria algarvia, misturando-se arte com tradição.