terça-feira, 23 de novembro de 2010

XXVI Festival Juvenil de Acordeonistas de São Brás de Alportel


A Associação Cultural Sambrasense (ACS), leva a efeito, no próximo dia 28 de Novembro, pelas 15h30m, no Cine Teatro S. Brás, a XXVI edição do Festival Juvenil de Acordeonistas, naquela que será mais uma oportunidade de presenciar o enorme talento dos intérpretes, desse magnífico instrumento que é o acordeão.
O Festival Juvenil de Acordeonistas vai já na 26ª edição, e todos os anos conta com a participação de mais de meia centena de jovens acordeonistas oriundos de várias escolas de música do Algarve e Alentejo. Este ano, vão marcar presença, alguns executantes de renome que conquistaram recentemente troféus importantes nesta área. Estes aspectos vêm confirmar a enorme popularidade do acordeão na vila de São Brás de Alportel e na Região.
Segundo a ACS, Associação organizadora do Festival, os principais objectivos do evento são “divulgar o trabalho desenvolvido pelos alunos das diversas Escolas de música, bem como, promover o convívio entre os participantes e incentivar a prática do acordeão”.
Aliás, o ensino do acordeão merece grande atenção dos dirigentes daquela Associação, até porque como estes frisam “a ACS tem e teve desde sempre como pedra basilar, o Grupo de Acordeonistas de São Brás de Alportel e os jovens talentos que vão frequentando a Escola de Música, em especial nas classes de acordeão”.
O Festival conta com os apoios da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Junta de Freguesia de São Brás de Alportel, Instituto Português da Juventude, Ministério da Cultura, tem como media partners as Rádios “S. Brás FM” e “Horizonte”, o site informativo “Algarve Notícias”, o semanário regional “Barlavento” e os jornais locais “O Sambrasense” e “Notícias de S. Braz” e é patrocinado por algumas empresas e estabelecimentos do comércio local e regional.
Nelson Pires