segunda-feira, 18 de outubro de 2010

DESPORTO: Mil participantes no Mundial de karate - Portimão - 21 a 24 Outubro


Cerca de 1.000 participantes, entre karatecas, sênseis, árbitros e técnicos, marcam presença no 5º Campeonato do Mundo de Karate Shotokan-JSKA, que tem lugar no Portimão-Arena, de 21 a 24 de Outubro.
Além de Portugal, candidato ao ouro, as grandes potências mundiais estão também presentes, nomeadamente Espanha, Suíça, Japão, África do Sul e Inglaterra, entre 30 países, garantindo assim combates de elevada qualidade. Na realidade, a “nata” mundial do karaté concentra-se no Algarve…
Recorde-se que na edição anterior, realizada em 2008 em Manchester (Inglaterra), a comitiva portuguesa arrecadou três primeiros lugares e dois segundos e terceiros, num total de sete medalhas. Curiosamente, três das medalhas nacionais foram conquistadas pela família Jerónimo, da Guarda a qual tem passeado a sua dedicação e classe por inúmeras provas do Karate nacional e internacional.
O programa, além da competição (Kata/Kumite para competidores masculinos e femininos, desde os 8 anos até +55 anos) oferece ainda a oportunidade de treino com os mais competentes instrutores de Shotokan no Mundo: Sensei Abe (9º Dan) JSKA Instrutor Chefe, Sensei Nagaki (8º Dan) Assistente do Instrutor Chefe e outros instrutores seniores da JSKA Shihankai.
A JSKA-Portugal organiza, durante dois dias (5ª feira 21 e 6ª feira 22) um curso de árbitros e juízes dirigido pelo Sensei Abe, destinado a todos os árbitros e juízes indigitados para o 5º Campeonato do Mundo JSKA.
O torneio reservou o sábado, 23, para as provas dos mais novos, cuja assistência irá vibrar ao rubro, entre pais e amigos. Nestas categorias, os “putos” portugueses dão cartas, como provam as medalhas de pódio conseguidas no Mundial de Manchester, Inglaterra.
O Karaté é um desporto praticado por mais de 12 milhões de pessoas em todo o mundo, 16 mil em Portugal. As provas do campeonato realizam-se sobre oito tatamis (áreas de competição), numa prova regida pelo Regulamento de Competição da JSKA
Numa organização da JSKA Portugal – Japan Shotokan Karate Association, e com o apoio da Câmara Municipal de Portimão, o evento desportivo visa também dar a conhecer a modalidade e é a maior edição de sempre. Entrada Livre
Mais informações em http://www.worldkarateportimao2010.com/pt/B_00.html; ou http://www.jska-portugal.com/pt/index.html

Nuno Paisana

npaisana@gmail.com