segunda-feira, 18 de outubro de 2010

XII ENCONTRO DE MÚSICA ANTIGA DE LOULÉ ENCERRA COM CONCERTO DO ENSEMBLE DE FLAUTAS


No próximo sábado, 23 de Outubro, pelas 21h30, na Igreja Matriz de Querença, tem lugar o concerto de encerramento do XII Encontro de Música Antiga de Loulé. O Ensemble de Flautas de Loulé sobe ao palco para apresentar um espectáculo dirigido por Francisco Rosado e dedicado à “Polifonia Renascentista e Barroca para grupos de flautas”.
«A temática do concerto que apresentaremos remete-nos para um conjunto de peças polifónicas compostas entre as primeiras décadas do século XVI e meados do século XVIII.
Apesar da sua estruturação neste concerto não passar por uma sequência cronológica, a caracterização deste programa fica facilitada se as peças forem descritas de acordo com os períodos da História da Música em que se inserem.
Assim, do período renascentista trouxemos versões instrumentais de “chansons” editadas por Pierre Attaingnant e os temas de Susato, Cornysh e Orlando di Lasso.
Do período barroco iremos interpretar danças instrumentais editadas por John Playford em meados do século XVII, uma trio sonata de Corelli, o famoso canon de Pachelbel, um conjunto de danças instrumentais do barroco tardio e duas fugas: uma de Pachelbel e outra de J. S. Bach».
O Ensemble de Flautas do Centro de Expressão Artística do Município de Loulé foi constituído em Dezembro de 1994 por alunos da então Escola de Música do Município de Loulé, sob orientação do professor Francisco Rosado.
Tem-se apresentado em audições escolares, em igrejas – como sucedeu em Alte, Boliqueime, Loulé, Querença, Salir, Quarteira, Tavira, Lagoa – e noutros espaços culturais: Casa da Cultura e Galeria de Artes do Convento Espírito Santo, em Loulé; Museu Arqueológico Infante D. Henrique, em Faro; Escola Superior de Educação de Setúbal, Conservatório Regional do Algarve Maria Campina, em Faro, Instituto Superior Afonso III, em Loulé. E mais recentemente no concerto de alunos do I Encontro de Consorts de Flautas de Loulé, em Março 2008, e em momentos musicais integrados no Festival MED, de 2008, 2009 e 2010, e no Festival Clássica, em Cacela 2009.
Gravou até ao momento três cds, com peças da Idade Média ao século XX, com apoio da Câmara Municipal de Loulé, e tem participado em todas as edições do Encontro de Música Antiga, que anualmente se realiza neste Concelho.
A revista americana “American Recorder “ e a revista inglesa “ Recorder Magazine ”, revistas especializadas em flauta de bisel, publicaram respectivamente em Janeiro e Março 2003, artigos sobre a participação do Ensemble no IV Encontro de Música Antiga de Loulé.