terça-feira, 15 de junho de 2010

Exposição “Alcoutim, Terra de Fronteira”


“Alcoutim, Terra de Fronteira” é a exposição do Município de Alcoutim, integrada no projecto regional “Algarve – Do Reino à Região”, organizado pela Rede de Museus do Algarve.

“Algarve – Do Reino à Região”, é um projecto que reúne treze exposições e publicações, com diferentes abordagens ao tema Algarve. Os últimos mil anos da história e cultura algarvia, presentes na herança material e espiritual que, desde o Gharb al-Andalus até à actualidade, têm vindo a moldar e a caracterizar a identidade desde território, são o ponto de partida de uma cooperação pioneira entre autarquias, museus, instituições públicas e privadas, universidades, centros de investigação, especialistas de diferentes áreas científicas e culturais e as populações dos vários municípios algarvios – Albufeira, Alcoutim, Castro Marim, Faro, Lagos, Loulé, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira e Vila Real de Santo António.

A exposição de Alcoutim, “Alcoutim, Terra de Fronteira”, debruça-se sobre a história desta vila fronteira. O Rio Guadiana será protagonista na exposição, tendo sido também na história de Alcoutim, como marco na defesa da fronteira e elo de ligação entre as principais povoações ribeirinhas – Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António. Para desvendar toda a história e “estórias” que ligam o rio aos principais acontecimentos da raia, como a reconquista cristã, a guerra civil espanhola e o tratado de Alcoutim, a autarquia assinou um Acordo Especifico de Colaboração com a Universidade do Algarve / Centro de Estudos de Património e História do Algarve, ao abrigo do Protocolo Geral de Cooperação celebrado em 1999 entre as duas instituições.

O centro histórico da vila alcouteneja será a “sala de exposições”, sendo a paisagem uma linha condutora nesta exposição. Esta concepção da exposição valoriza o centro da vila e motiva os visitantes a percorrê-la, descobrindo os seus recantos e ruelas cheios de história e de cultura. Os conteúdos da exposição e toda a informação turístico-cultural sobre a vila e o seu território estarão disponíveis em 5 línguas (português, inglês, francês, espanhol e alemão).

Durante os meses de Maio e Junho todas as exposições do projecto “Algarve – Do Reino à Região” serão inauguradas. A inauguração da exposição “Alcoutim, Terra de Fronteira” deverá acontecer no dia 26 de Junho.