domingo, 16 de outubro de 2011

ROTARY CLUBE DE TAVIRA - Distinguiu o fotojornalista Geraldo de Jesus

Aproveitando a presença do Governador do Distrito Rotário 1960, José Gomes, o Rotary Clube de Tavira, distinguiu o Fotojornalista, Geraldo de Jesus, pelos cerca de vinte e cinco anos de acompanhamento e divulgação das actividades do clube tavirense Foi o Companheiro António Milharó que apresentou o curriculum, do novo sócio, honorário, no ano Rotário 2011-12. O emblema foi colocado pelo Governador e Presidente da Direcção, respectivamente, José Gomes e Abílio Lopes.
Curriculum: Era desejo do RCTVR homenagear o nosso amigo Geraldo de Jesus há imenso tempo… Como fazê-lo? Na 1ª reunião do C D 2011/12 o Companheiro Presidente Abílio apresentou-o para sócio honorário… resultado aprovado por unanimidade. E qual era a melhor ocasião) – No dia da visita do Companheiro Governador José Coelho. Meu caro Geraldo, convido para ir às bandeiras… Eis o Manuel Geraldo Jorge de Jesus, natural de Santa Luzia. Aqui bem perto, que veio ao mundo em 5/12/1939. – Tem três filhos e duas netas: estão longe… Uns em Moçambique, outros em Coimbra.
O Geraldo sempre gostou muito de aprender e saber mais, e, em 2010 completou o 12º ano na Escola Secundária Dr. Jorge Correia. Tem ainda vários cursos de informática e estágios profissionais, sempre com bom aproveitamento. Aos 11 anos foi para Angola e por lá ficou vinte e cinco anos; foi 2º. Sargento do Quadro Permanente do Exército; Adjunto e Comandante de Sector da Organização Provincial de Voluntários e Defesa Civil de Angola. Na sua folha de serviços constam vários louvores e condecorações. Falar de Angola com o Geraldo é ver o seu sorriso de orelha a orelha, mas também alguma lágrima no canto do olho. Regressado de Angola em 1975, foi colocado a 16 de Janeiro de 1976 no Posto Agrário de Tavira e posteriormente na Direcção Regional de Agricultura do Algarve, em Faro; aposentou-se em 1985 com a categoria de Chefe de Secção. Por intermédio de uns amigos inicia-se. Como hobby, na Imprensa local, colaborou 21 anos com a Rádio Gilão e foi director interino do Jornal do Sotavento e colaborador do Jornal Algarve Press.
Mas a sua grande paixão é a fotografia. Participa em concursos de fotografia a nível local tendo obtido vários primeiros prémios., Em Abril de 2009, apoiado pela Junta de Freguesia de Santiago, expõe no Mercado da Ribeira. Em Agosto do mesmo ano a convite da Junta de Freguesia de Santa Luzia faz uma exposição de fotografia, subordinada ao tema IMAGENS DA MINHA TERRA. Foi um sucesso. O Geraldo foi dirigente desportivo, árbitro de hóquei em patins e de andebol, distinguido por várias colectividades recreativas e desportivas. Foi Presidente da Assembleia-geral da Banda Musical de Tavira, de é sócio honorário. Em 1999 recebeu a medalha JORNALISTA da C. M. Tavira. Em 2004 prémio PRESTÍGIO da C. M. Tavira, em 2005 foi distinguido pela Junta de Freguesia da Conceição e em 2009, pela Junta de Freguesia de Cabanas. Mas em 24 de Junho de 2008, no dia da cidade de Tavira, foi condecorado pelo Município, com a medalha de MÉRITO MUNICIPAL – Grau Cobre. Como dador benévolo de sangue tem as medalhas de cobre e prata, são mais de quarenta dádivas. Em 2010 passou a colaborar com a Rádio Horizonte, Jornal Algarve Notícias e Postal do Algarve. O Geraldo de Jesus tem colaborado activamente com os RCTVR já vão vinte e cinco anos. Na divulgação dos nossos eventos. Contínua, como no início, jovem, simpático, prestável, amigo do seu amigo, fiel à comunicação escrita e falada e feliz por fazer fotografia, o seu passatempo preferido. Obrigado Geraldo. .