domingo, 16 de outubro de 2011

GNR COM MAIS EFECTIVOS NO ALGARVE

O efectivo do Comando Territorial de Faro da GNR foi este verão reforçado com militares da Unidade de Intervenção (Forças de Ordem Pública e Cinotécnia) e Unidade de Segurança e Honras de Estado (Pelotão Ciclo) e "mostrou-se adequado face às missões que foram atribuídas ao Comando, no âmbito da Operação Verão Seguro, comprovado pela redução da criminalidade", afirmou o coronel Matos Sousa, comandante da GNR-Algarve, anunciando em conferência de imprensa, realizada esta sexta-feira, que durante o mês de Outubro "serão colocados os novos efectivos, merecendo realce a colocação de Guardas do Curso de Formação de 2010/11, ficando o Comando Territorial de Faro com um acréscimo de 113 Guardas, face ao presente número".
Decorrido que está o período de Verão, através da análise dos dados comparativos da criminalidade e sinistralidade registada no Algarve, na área de responsabilidade da Guarda Nacional Republicana, entre Janeiro e Setembro de 2009 / 2010 e 2011, referentes ao período de época alta, ou seja, Junho a Setembro, uma vez que a concentração de pessoas no Algarve no período de Verão triplica, o que obriga ao reforço que o dispositivo da GNR nesta altura, são definidos os crimes que estão reservados à competência de investigação da Polícia Judiciária, pelo que as dados apresentados são referentes à ocorrências criminais registadas pela GNR. CRIMINALIDADE GERAL TENDE A DESCER 0,8%
Assim, considerando que a região do Algarve apresenta uma dispersão económica e geográfica vincada (Litoral/Barrocal e Serra) além dos dados globais da criminalidade registada, são também analisados os registos de ocorrências ao nível de Destacamento Territorial e ao nível de Concelho, o militar da GNR divulgou que "a criminalidade geral no período de Janeiro a Setembro 10/11 apresenta uma tendência de descida (cerca de -0,8%), tal como já vinha apresentando no período homólogo 09/10, embora neste período fosse mais acentuada (-3,2%). Os resultados no período de Junho a Setembro 10/11, são mais reveladores da tendência de descida referida (cerca de -3%), consolidando a descida em valores próximos dos anos 09/10 (-3,5)". Da análise dos grupos de crimes, "constata-se a relevante a descida nos crimes contra as pessoas no comparativo entre Janeiro e Setembro 10/11 e Junho e Setenbro 10/11, verificando-se um ligeiro aumento nos crimes contra o património em 1,2%, estando contudo em valores muito abaixo do ano de 2009", adiantou. Para Matos Sousa "os crimes que integram os grupos pessoas e património, são potenciadores do sentimento de insegurança, enquanto que os restantes (Vida em Sociedade, Estado e Legislação Avulsa) surgem tendencialmente pela acção fiscalizadora das Forças de Segurança, menos susceptíveis de influenciar a percepção dos cidadãos, relativamente à segurança". ZONA CENTRAL DO ALGARVE COM MAIS OCORRÊNCIAS
Desta forma, na dispersão da criminalidade registada por concelho, "tomamos por referência o período de Junho a Setembro, sendo importante relevar que os concelhos de Albufeira, Loulé, Silves e Lagoa, que constituem a zona central do Algarve, são os que apresentam mais ocorrências, embora Albufeira e Loulé em conjunto, registem cerca de 48% da criminalidade da assinalada pela GNR na região do Algarve", sublinhou o comandante. Em termos de evolução, adianta Matos Sousa, "os dois concelhos com mais crimes registados (Albufeira e Loulé), são também os que apresentam uma significativa descida da criminalidade geral". Com tendência inversa, "considera-se que o concelho de Olhão é aquele que apresenta maior subida no número de registos criminais. Os restantes concelhos, por apresentarem tendências inversas no comparativo 09/10 e 10/10, ou então pelo reduzido número de crimes registados, não permitem conclusões consistentes", admite o comandante da GNR/Algarve. Já no âmbito da criminalidade violenta, os números indicam que, "após um aumento de 5,6 % de 2009 para 2010, verifica-se no presente novamente uma diminuição de 2,8 % de 2010 para 2011".
"Nos vários tipo de crime, verifica-se que os crimes de roubo por esticão e roubo na via pública, são os que apresentam uma maior frequência. De salientar também a significativa tendência de subida dos crimes de Resistência e Coação sobre Funcionário", destaca Matos Sousa, que pormenoriza: "Por destacamento territorial, verificamos que Albufeira e Loulé são aqueles que apresentam naturalmente maior número de registos deste tipo de crimes, mas também são os que apresentam uma tendência de redução mais consistente. Já os de Faro e Tavira, são os que apresentam maior subida percentual do número de crimes no comparativo 10/11". NDR: - Na próxima edição quinzenal de Algarve Press (26 Out.) destacaremos outras declarações do comandante da GNR/Algarve.