sábado, 30 de outubro de 2010

Pianista Jorge Moyano interpreta Chopin e Schumann em Olhão


Chopin e Schumann são os compositores escolhidos para Jorge Moyano interpretar no dia 5 de Novembro, às 21h30, no Auditório Municipal de Olhão. "Com este programa pretende celebrar-se um duplo bi-centenário. De facto, o ano de 1810 viu nascer dois dos maiores vultos do romantismo musical – Chopin e Schumann”, refere Jorge Moyano.
O piano – instrumento então relativamente recente – passava por uma fase de profundas transformações, sendo o compositor polaco, que a ele dedicou a quase exclusividade da sua obra, um dos que mais contribuiu para o desenvolvimento de uma nova técnica pianística.
Quanto a Schumann, cujo génio criativo se espalhou por outros domínios – lied, música de câmara, música sinfónica – foi talvez ao piano que consagrou as páginas que mais intimamente reflectem as diversas facetas da sua vida.
Detentor de diversos prémios nacionais, Jorge Moyano exerce actualmente funções docentes na Escola Superior de Música de Lisboa, e mantém simultaneamente actividade como concertista. Tem participado nas temporadas de concertos da Fundação Calouste Gulbenkian e do Centro Cultural de Belém, nos ciclos de concertos comentados pelo Maestro José Atalaya “Música em Diálogo” e em diversos festivais – Sintra, Algarve, Macau, Galiza, La Roque Anthéron, entre outros. Participou regularmente na Folle Journée em Nantes e em Tóquio e na Festa da Música em Lisboa.
Tem actuado com variadas orquestras – Gulbenkian, Sinfónica Portuguesa, Nacional do Porto, Metropolitana de Lisboa, Sinfónica de Tóquio, Orquestra de Câmara da Comunidade Europeia, Ensemble Musica Viva e Virtuosi di Kuhmo etc – tendo-se ainda apresentado no estrangeiro, em países como Espanha, França, Bélgica, Alemanha, Itália, Jugoslávia, Canadá, Tunísia.
Editou um CD com obras de Schumann.