segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Nova quebra nas vendas e despesa do SNS com medicamentos nas farmácias

Despesa do SNS cai 24,9 por cento em Outubro O mercado farmacêutico registou vendas de 261,1 milhões de euros no mês de Outubro, uma quebra de 13,4 por cento relativamente a Outubro de 2010, segundo os dados da hmR e do CEFAR. Esta quebra verifica-se também no consumo, menos 5,4 por cento de embalagens vendidas face ao período homólogo.
O valor de vendas no segmento dos genéricos caiu 15,3 por cento, uma quebra superior à do mercado farmacêutico. Por sua vez, os encargos do SNS com medicamentos vendidos nas farmácias em Outubro foram, segundo as estimativas do CEFAR, 102,5 milhões de euros, o que corresponde a uma quebra de 20,4 por cento face ao período homólogo. Todavia, esta despesa corrigida dos efeitos do aumento do IVA nos medicamentos e da transferência de receituário de outros subsistemas de saúde para o SNS é de menos 24,9 por cento.
No acumulado de Janeiro a Outubro 2011, o CEFAR estima uma quebra na despesa do SNS com medicamentos vendidos nas farmácias de 25,8 por cento, face ao período homólogo, devido às reduções de preços e alterações nas comparticipações introduzidas em Outubro de 2010 e, mais recentemente, à quebra no próprio consumo (igualmente corrigida dos efeitos do aumento do IVA nos medicamentos e da transferência de receituário de outros subsistemas de saúde para o SNS). Os valores finais da despesa do SNS de Outubro serão ajustados após encerramento do receituário de Outubro, processo que ainda não está concluído. Ao invés, a despesa do SNS com medicamentos nos hospitais entre Janeiro e Setembro de 2011, segundo os Relatórios CHNM do INFARMED disponíveis, regista um crescimento de 2,7 por cento. Fontes: hmR – dados do mercado farmacêutico (medicamentos e produtos do Protocolo Diabetes) CEFAR – análise da despesa em ambulatório do SNS com medicamentos e produtos do Protocolo Diabetes INFARMED – análise da despesa hospitalar do SNS com medicamentos A Health Market Research (hmR) é uma empresa do Grupo ANF, criada em 2009 e especializada em estudos de mercado e consultadoria para a indústria farmacêutica e sector da saúde em geral em Portugal.