sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

QUERENÇA RECEBE FESTA DA CHOURIÇAS




A típica aldeia de Querença volta a ser palco da tradicional Festa das Chouriças, em honra de S. Luís, no próximo dia 30 de Janeiro, numa iniciativa promovida pela Comissão de Festas da Paróquia, Casa do Povo e Junta de Freguesia local, com o apoio da Autarquia de Loulé.
A festa arranca na véspera, no Salão de Festas da Casa do Povo, com uma Noite de Fado.
Já no domingo, dia 30, a partir das 11h00, tem início a degustação de chouriça assada, seguindo-se a abertura da quermesse da paróquia, pelas 13h00.
As celebrações propriamente ditas começam pelas 15h00, com uma Missa na Igreja de Nossa Senhora da Assunção, seguindo-se a procissão solene pelas principais artérias da aldeia. O ponto alto da festa tem lugar no adro da igreja com o habitual leilão de chouriças e ofertas, agendado para as 16h30.
A Festa das Chouriças é um dos eventos mais emblemáticos do interior algarvio e que atrai a Querença gentes de todo o lado, nomeadamente turistas estrangeiros, que gostam de apreciar uma boa chouriça caseira e participar nas habituais cerimónias religiosas.
Esta festividade surge na continuidade de uma tradição secular e é a mais emblemática festa de género no interior algarvio e, nessa medida, constitui um importante cartaz turístico nesta altura do ano, aliando a componente da gastronomia à religiosa.
Refira-se que as raízes deste evento remontam a uma época em que, no interior algarvio, as famílias tinham o hábito de criar o seu porco para sustento ao longo do ano. Era igualmente tradição pedir a São Luis, patrono dos animais, que conservasse em boas condições o porco, para garantir a alimentação do agregado familiar. Em forma de gratidão as famílias ofereciam ao Santo Protector as melhores chouriças caseiras. A crença diz que em Janeiro é tempo de glorificar o Santo que ajudou na criação dos animais.