domingo, 14 de novembro de 2010

Hipopótamo Pigmeu Zoo de Lagos


Chega já esta terça-feira (dia 16 de Novembro) mais um habitante ao Zoo de Lagos. Chama-se Luna e é uma fêmea de Hipopótamo Pigmeu (hexaprotodon liberiensis). A chegada da mais recente habitante do Zoo está marcada para as 16h.
A Luna nasceu em 2008 no Bioparc Fuengirola, perto de Málaga e ao abrigo dos EEP’S - Programas de reprodução em cativeiro para espécies em vias de extinção - vem agora para uma instalação criada de raiz no Zoo de Lagos. No próximo ano deverá chegar uma outra fêmea de hipopótamo pigmeu para fazer companhia a Luna, uma vez que neste momento não há machos em cativeiro disponíveis e que façam parte do programa.
Esta espécie de hipopótamos está com graves problemas de conservação "in situ". É oriunda da floresta húmida tropical. Os hipopótamos pigmeus vivem perto dos cursos de água e são animais crepusculares e solitários, juntando-se apenas na altura do acasalamento. Nos Zoos, os animais são mantidos em instalações separadas e só se juntam apenas na altura da reprodução. Do alimento em cativeiro fazem parte a luzerna, maçãs, cenouras e alimento concentrado.
Pesam entre 150 e 200 kg e são necessários 10 hippos pigmeus para fazer a massa corporal de um hipopótamo.
Para que nada falte a Luna, o Zoo de Lagos preparou uma instalação de exterior que retrata a rocha da zona onde estes animais vivem, cursos de água e um lago. Para além disto, foram semeadas sementes na instalação para que possa pastar e exibir os comportamentos naturais da sua espécie. O interior tem três divisórias, já a pensar numa futura cria desta nova residente.
A instalação foi desenhada e construída, tendo como base as guide lines da espécie, cedidas pela EAZA (Associação Europeia de Zoos e Aquários)
Luna vai ser a única hipopótamo pigmeu existente no Algarve, a viver no Zoo de Lagos, numa instalação que teve um custo de € 70 000.
Embora chegue ao Zoo já no dia 16, Luna será oficialmente apresentada dia 20 durante as comemorações do 10º aniversário do Zoo de lagos.