domingo, 14 de novembro de 2010

PROVE – PROMOVER E VENDER PRODUTOS BIOLÓGICOS LANÇADO EM LOULÉ



Primeira entrega de cabazes no Concelho
Decorreu na passada sexta-feira, dia 5 de Novembro, em Loulé, junto à Pastelaria Portas do Céu, a primeira entrega de cabazes PROVE - Promover e Vender.
Semanalmente, estas entregas voltarão a repetir-se às quintas-feiras, no mesmo local, entre as 17h30 e as 19h30, devendo as encomendas ser efectuadas antecipadamente, através de prove_loule@gmail.com ou do telefone 289 840 860.
Está assim em funcionamento, o primeiro núcleo PROVE na região do Algarve, envolvendo um produtor em modo de produção biológica instalado na freguesia da Tôr, Norberto Coelho, e 20 consumidores.
O consumidor terá a possibilidade de experimentar um conjunto de produtos variados, através da aquisição de cabazes de frutas e legumes da época, seleccionados e de elevada qualidade. Durante a entrega dos cabazes o consumidor poderá obter informações junto do produtor sobre as práticas agrícolas utilizadas, os produtos da época e os seus ciclos de produção e as tradições locais.
A Agricultura Biológica é um modo de produzir alimentos mais saudáveis e seguros, e que utiliza produtos químicos naturais e várias técnicas no combate às pragas e doenças respeitando a saúde pública e o ambiente.
Este projecto que promove a relação directa entre quem produz e quem consome, está a ser implementado em diversos locais do País, envolvendo neste momento 65 produtores, o fornecimento de mais de 300 cabazes por semana e de 2,6 toneladas de produtos agrícolas.
A iniciativa tem como objectivo melhorar o escoamento da produção hortofrutícola de pequenos agricultores, incentivando a produção biológica e tradicional de qualidade, criando novas formas de comercialização, sensibilizando e mobilizando os consumidores para a redescoberta dos territórios rurais, dos seus produtos e sua identidade.
Outros agricultores, preferencialmente organizados em pequeno grupo, da agricultura tradicional ou biológica, poderão vir a criar novos núcleos, contando na fase de arranque, com apoio técnico na organização da produção e na preparação dos cabazes, que se caracterizam pela variedade de produtos hortícolas, fruta e ervas aromáticas e condimentares.
Ao mesmo tempo, procura-se sensibilizar e informar os consumidores para as vantagens de consumir produtos frescos, oriundos de hortas próximas da sua área de residência.
No Algarve esta iniciativa está a ser dinamizada pela Associação In Loco que conta, no Concelho de Loulé, com a colaboração da Câmara Municipal.