quinta-feira, 18 de março de 2010

Centro Cultural de Lagos promove Oficina de Fotografia Pinhole


No âmbito da exposição "Lagos através do buraco da agulha", que inaugura no próximo dia 27 de Março e estará patente ao público até 22 de Maio, no Centro Cultural de Lagos, este equipamento cultural vai promover uma Oficina de Fotografia Pinhole.

Esta Oficina, que se destina à comunidade escolar (alunos com mais de 10 anos de idade), é dedicada à fotografia estenopeica, oferecendo a todos a oportunidade de observar experiências de natureza óptica.

O pinhole caracteriza-se pela realização de imagens fotográficas sem a utilização de lentes. A luz entra numa câmara escura por um pequeno furo (o pinhole) que, por essa razão, tem a faculdade de formar uma imagem no interior da câmara.

A Oficina divide-se em duas sessões (2 dias): a 1ª sessão inicia-se com a construção de uma câmara fotográfica a partir de materiais reciclados, normalmente caixas de cartão e latas estanques à luz. A 2ª sessão é dedicada à execução de fotografias com as câmaras realizadas na sessão interior. Tem início no laboratório fotográfico onde se carrega a câmara com papel fotográfico e se executa o processo de revelação das fotografias tiradas no exterior.

A Oficina é gratuita, mas de inscrição obrigatória (marcar, no mínimo, com dois dias de antecedência). Os materiais necessários para participar são apenas caixas de cartão recicladas (de preferência rectangulares, tamanho máximo - uma caixa de sapatos).

Para mais informações e inscrições os interessados deverão contactar o Centro Cultural de Lagos (Inês Silva), através do e-mail isilva.ccl@gmail.com ou pelo telefone 282 770 450.